Como interpretar um exame de FAN?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(75 votos)


Como interpretar um exame de FAN?

Em alguns laboratórios, um FAN com titulação 1:40 pode ser considerado positivo, mas geralmente no nosso meio a positividade do teste inicia em 1:80. O teste de FAN deve ser solicitado quando há suspeita clínica de doença autoimune.

O que pode ser FAN positivo?

As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.

Quais doenças O FAN detecta?

O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.



O que é HEp-2 FAN núcleo reagente?

A pesquisa de anticorpos contra antígenos celulares em células HEp-2, também conhecida como fator antinúcleo (FAN HEp-2), é um exame de rastreamento de autoanticorpos utilizado como suporte para o diagnóstico de doenças autoimunes sistêmicas e órgão-específicas.

O quê núcleo reagente no exame de fan?

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

O que significa núcleo reagente no exame FAN?

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes. Com a melhora técnica para realização desse teste, houve, consequentemente, aumento da sua sensibilidade e prejuízo da especificidade.



O que significa FAN positivo no exame de sangue?

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes. Com a melhora técnica para realização desse teste, houve, consequentemente, aumento da sua sensibilidade e prejuízo da especificidade.

Como surgem as doenças Auto-imunes?

Doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente e ao invés de proteger ele acaba causando problemas. A princípio o sistema imune de uma pessoa produz anticorpos quando se tem uma infecção, uma toxina ou ainda quando surge um câncer.

Quando o exame fan da não reagente?

Entendendo o resultado do FAN De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.



Para que serve o exame de sangue fan?

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes.

Quais são os resultados de uma investigação de fan?

Dados de Watanabe, et all (2004) indicaram que uma investigação de FAN em 597 indivíduos hígidos, cerca de 20% apresentaram resultados positivos; Quando se utiliza a célula Hep-2 como substrato, títulos menores ou iguais a 1:80 usualmente tem pouco significado caso o paciente apresente sinais clínicos compatíveis;

Quais são os resultados do teste de fan?

A gamaglobulina marcada com fluorocromo mostra ao microscópio a distribuição topográfica dos auto-antígenos5. Assim sendo, o teste de FAN traz três resultados: (1) a sua positividade no soro, (2) a titulação desta positividade e (3) o padrão celular da fluorescência.

Quais são os exemplos de fan?

Título: 1/640. Padrão: citoplasmático pontilhado reticulado. Os dois exemplos acima são de um FAN reagente. O primeiro em títulos baixos, com o núcleo sendo corado com finos pontos fluorescentes. Este primeiro exemplo não necessariamente indica a presença de alguma doença autoimune.

Como é feito o exame de fan?

O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.



Outras questões

Como deve ser o ambiente de atendimento estético Segundo a vigilância?

Qual o power bank mais potente?

Quanto custa o boi mais caro?

Como mudar um documento para PDF no celular?

Para que serve a broca 245?

Quem são os almirantes da Marinha One Piece?

Qual a principal função do poema?

Quando eu sei que tenho que pagar Imposto de Renda?

Como saber se uma frase é formal?

O que acontece se o vendedor não enviar o produto Shopee?

Quais são os santos do mês de junho e julho?

Como fazer exame físico cabeça e pescoço?

São guias padrões do Word 2013?

Quais matérias tem no 1 ano do ensino médio 2021?

Que medidas pode o juiz adotar caso constate indícios de alienação parental?

O que é saldo de dias trabalhados?

Qual o jogo mais jogado no Roblox?

Quais são as obrigações do arrendatário?

Quando e onde surgiram os primeiros templos?

Como substituir a palavra texto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com