As patas da lagartixa parecem mãos e se agarram a superfícies lisas com uma agilidade incrível. Cada dedo contém saliências com milhares de cerdas, cada uma com comprimento de cerca de 100 milionésimos de metro. Cada cerda, por sua vez, tem centenas de filamentos microscópicos.
O fato de serem tão pequenas aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso desse pequeníssimo lagarto.
A lagartixa tem quatro patas e cada pata tem cinco dedos com muitos pelinhos que grudam nos lugares para não deixá-la cair.
Porque eles não conseguem manter a temperatura do corpo estável. “A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente. Quando querem se aquecer, expõem-se ao calor. Quando estão muito quentes e precisam se resfriar, procuram lugares protegidos do sol”, afirma o zoólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP.
A lagartixa não transmite doenças.
“Elas – assim como todos os lagartos do Brasil, não possuem veneno ou peçonha. Também não transmitem doenças e, ao se defender, costumam se fingir de mortas ou mordem, mas a mordida é insignificante e indolor”, destaca Willianilson Pessoa, que ressalta o papel importante das espécies em ambientes urbanos.
Quimicamente falando, as lagartixas conseguem andar nos tetos e paredes por que suas patas grudam e desgrudam com facilidade dessas superfícies devido às forças de Van der Waals.
No livro The Official Handbook of the Marvel Universe, é dito que o herói é capaz de aumentar a atração inter-atômica nas superfícies em que pisa, aumentando a fricção entre ele e a superfície. Em suma, isso ajuda Peter Parker a andar e até mesmo correr em paredes.
Características: As lagartixas têm facilidade para subir em qualquer lugar. Isso porque elas possuem uma espécie de pequenas laminas cobertas por pêlos microscópicos em forma de ganchos e são esses pêlos permitem a esses animais escalar muros, vidros de janelas e andar pelo teto de cabeça para baixo.
Existem cerca de 750 espécies de lagartixas. Elas vivem em regiões quentes do planeta, nos mais diversos habitats, tanto em florestas como em desertos. Algumas vivem em ambientes domésticos.
Mas, no caso da lagartixa, é diferente, pois as suas patas têm milhões de filamentos (cerdas) que se subdividem em milhares de estruturas com espessura de um décimo do diâmetro de um cabelo, chamadas de espátulas.
No caso das lagartixas, uma cauda perdida vale uma vida 1 – Quando uma lagartixa é ameaçada por um predador, ela auto-amputa o rabo, que continua se movimentando por algum tempo, distraindo o agressor e dando tempo para a lagartixa escapar.2 – Ela faz isso contraindo os músculos do rabo nos pontos das articulações entre as vértebras mais frouxas.
Foram introduzidos possivelmente por volta do século XVIII, por meio dos navios negreiros e hoje ocorre em todas as regiões do país. As lagartixas estão geralmente associada a habitats antrópicos ou rurais, sendo bastante comum em habitações humanas.
Na realidade, não é nenhuma cola que elas soltam, pois as patas das lagartixas nunca ficam sujas, não deixam nenhum tipo de resíduo e mesmo assim conseguem aderir a qualquer superfície, exceto o teflon. Além disso, elas não só grudam com facilidade, mas também desgrudam com pouco esforço.
É possível curar o câncer de mama triplo negativo?
Quanto uma pessoa come de carne por ano?
Qual o valor para abrir um sacolão?
Como manter o gato no quintal?
Que fatores motivaram o surgimento da filosofia?
Qual o volume de dados estimado em todo o mundo para 2021?
Qual a fórmula para calcular a energia potencial elástica?
Qual WhatsApp modificado é melhor?
Qual o livro mais vendido do mundo depois da Bíblia?
O que comprar para comer com 20 reais?
Quais as propriedades da água que a tornam um solvente universal?