Portanto, ao se aproximar do potro para dar início às atividades de doma, deve-se conversar com ele a fim de chamar sua atenção e evitar movimentos rápidos para não assustá-lo. Em uma doma bem sucedida, o cavalo percebe o homem como amigo, como alguém mais forte do que ele e como um líder no qual se pode confiar.
O procedimento consiste em puxá-lo pelo cabresto enquanto um assistente toca o animal fazendo com que ele associe por condicionamento que ao caminhar a pressão em sua nuca é reduzida. Lembrando que não se deve maltratar o animal durante o processo de doma, pois isso apenas tornará o cavalo agressivo.
- Doma tradicional – tipo de doma que requer agressividade, força e, na maioria das vezes, violência para que o animal seja domado; - Doma racional – como o próprio nome sugere, é um tipo de doma que utiliza a racionalidade do cavalo, em vez da violência, fazendo com que o dono se torne confiante para o animal.
Segundo o domador e instrutor do Senar/MS, Hermínio Frangiotti Cardoso, o animal devidamente domado é valorizado em até 100% do seu valor de compra, ou seja, se ao comprar um animal, o produtor desembolsa R$ 2.000, após os procedimentos aplicados ele pode negociar o mesmo animal por R$ 4.000.
Comandada pelo veterinário e professor de equideocultura, José Nicolau Puoli Filho, de 54 anos, a doma racional, que foi criada por treinadores americanos, é disciplina curricular na Unesp desde 2007.
Como inverter a posição da tela do monitor?
Como lavar tênis branco e não ficar manchado?
O que preciso para fazer um poço semi artesiano?
Como lavar a seco casaco em casa?
Como analisar tabelas e gráficos?
Como contabilizar as vendas com cartão de crédito?
O que quer dizer as linhas do pulso?
Como lavar máquina de lavar Consul 11kg?
Como ler e interpretar tabelas e gráficos?
Como investir em ações de empresas estrangeiras?
Como lavar jaqueta de pelinho?
Qual é a origem das queimadas?
Como investir em opções de soja na bolsa?
Como lavar corretamente o cabelo curto?