Portanto, ao se aproximar do potro para dar início às atividades de doma, deve-se conversar com ele a fim de chamar sua atenção e evitar movimentos rápidos para não assustá-lo. Em uma doma bem sucedida, o cavalo percebe o homem como amigo, como alguém mais forte do que ele e como um líder no qual se pode confiar.
O procedimento consiste em puxá-lo pelo cabresto enquanto um assistente toca o animal fazendo com que ele associe por condicionamento que ao caminhar a pressão em sua nuca é reduzida. Lembrando que não se deve maltratar o animal durante o processo de doma, pois isso apenas tornará o cavalo agressivo.
- Doma tradicional – tipo de doma que requer agressividade, força e, na maioria das vezes, violência para que o animal seja domado; - Doma racional – como o próprio nome sugere, é um tipo de doma que utiliza a racionalidade do cavalo, em vez da violência, fazendo com que o dono se torne confiante para o animal.
Segundo o domador e instrutor do Senar/MS, Hermínio Frangiotti Cardoso, o animal devidamente domado é valorizado em até 100% do seu valor de compra, ou seja, se ao comprar um animal, o produtor desembolsa R$ 2.000, após os procedimentos aplicados ele pode negociar o mesmo animal por R$ 4.000.
Comandada pelo veterinário e professor de equideocultura, José Nicolau Puoli Filho, de 54 anos, a doma racional, que foi criada por treinadores americanos, é disciplina curricular na Unesp desde 2007.
Como fazer a distribuição de frequência?
Como é a recuperação de uma lesão?
Quais os cuidados de enfermagem no pós operatorio?
Em que estado brasileiro foi construído o primeiro estaleiro local onde se constrói navios?
O que é processo de renovação celular?
Como construir uma tabela é um gráfico?
O que é preciso para emancipar um filho?
Como emitir segunda via boleto financiamento Santander?
Como foi formado o império macedônico?
O que é preciso para se emancipar?
O que é identidade social Cite exemplos?
Como se dá o cálculo da pena pelo sistema trifásico?
Como são contados os pontos no tênis?
Como dividir os versos de um poema?