O professor de educação física consegue através de um processo de adaptação das aulas, desde que vá além de seus conhecimentos básicos, fazer com que exista coparticipação de alunos com e sem necessidades especiais no mesmo momento. Deve colocar seu aluno como prioridade e não o esporte ou a aula em si.
Melhora na autoestima; Redução do estresse; Prevenção de doenças do coração e respiratórias. Todos benefícios citados podem e ser estendidos aos estudantes que possuem qualquer tipo de deficiência, afinal esses são os efeitos esperados com a Educação Física Inclusiva.
A Educação Física Inclusiva resulta do convívio social de todos os alunos, independente do seu talento, deficiência, origem sócio-econômica, étnica ou cultural, cujo objetivo é trabalhar corpo e movimento, sendo consideradas todas as características dos educandos em todas as suas dimensões, tais como: cognitivas, ...
Confira, a seguir, 4 estratégias pedagógicas que auxiliarão sua escola a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos portadores de deficiência.
Na EF para deficientes o conteúdo não é diferente, mas sim adaptado para cada tipo de deficiência. ... Atividades como ginástica, dança, jogos e esportes, conteúdos de qualquer programa de atividade física, devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si).
Resposta: Qualquer atividade física é recomendada para portadores de necessidades especiais assim como para pessoas ditas “normais”, desde que se adapte o jogo ou a brincadeira para que elas possam ser incluídas e possam praticar junto ao grupo regular, sem necessidade de montar uma turma extra.
Os desafios são, agora, conjugar apoio e vontade própria; somar suporte e respeito à opinião, à capacidade de decisão e ao exercício de direitos e da cidadania. Esses são os próximos passos, as próximas fronteiras da inclusão.
A Educação física inclusiva tem como objetivo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor não só dos estudantes com deficiência, mas de todos os estudantes. O convívio é um fator fundamental para que esse objetivo seja atingido.
Considerando que, quanto mais significativa a perda de visão, maior a probabilidade de isolamento social, deve-se ter em mente proporcionar atividades adaptadas para que todos os indivíduos, independentemente de suas deficiências, participem ativamente das mesmas, o que possibilita a estimulação do indivíduo de uma ...
Existem duas linhas na educação física quando se trata de pessoas com deficiência: a educação física adaptada x a educação física inclusiva. As duas modalidades de atuação dependem muito mais dos educadores que dos alunos.
Os exercícios podem, por exemplo, interferir na metabolização de medicamentos. Para ajudar a criança com deficiência física nas habilidades sociais, escolha atividades relacionadas às exigências diárias, como deitar, sentar e levantar-se, arremessar e pegar objetos, parar e mudar de direção.
Os impedimentos que alunos com deficiência possuem são definidos também pelas barreiras que eles encontram nas escolas e que acabam por impossibilitar a participação em igualdade. “Um aluno com paraplegia nas pernas, que precisa de cadeira de roda, tem que poder ter acesso à sala de aula que fica no segundo andar.
LEIA MAIS Desafios na inclusão dos alunos com deficiência na escola pública. Alunos com alguma deficiência, seja ela intelectual, mental, física, auditiva, visual e múltipla devem ter acesso a recursos diferenciados identificados como necessidades educacionais especiais (NEE).
Quanto custa um filhote da raça Border Collie?
Como atrair dinheiro com sal grosso?
Qual impermeabilizante para parede externa?
Como é a economia da cidade de Brasília?
Qual foi o desfecho final da Revolta da Chibata?
Quando se pode pedir quebra do sigilo fiscal?
Como ver as alterações de um documento Word?
Quanto mais núcleos no processador melhor?
O que significa o xingamento Istopo?
É verdade que Luiz Gonzaga morreu pobre?
O que são anaeróbios e aeróbios?
O que tomar no Pós-parto para limpar o útero?
Com quantos meses os dentes nascem?