Assim, uma luminária específica, na mesa de estudo, é a mais indicada. Mas é preciso cuidado, porque a iluminação não deve ofuscar nem provocar sombras. Para isso, o foco de luz deve ser voltado para o que está sendo lido ou escrito e não para os olhos da pessoa, além de ser posicionado do lado oposto à mão de escrita.
Para isso, uma boa dica é utilizar lâmpadas de LEDs. Podem ser lâmpadas frias, e por isso resultam em uma iluminação mais aberta e homogênea. No mercado, você encontra modelos diversificados. São lâmpadas com temperatura baixa, boa intensidade e extremamente econômicas.
Se você está estudando para provas, o ideal são as brancas frias; se, por outro lado, você tem o hábito de ler na cama até para estimular o sono, aposte nas amarelas. As melhores opções são as lâmpadas fluorescentes ou led. A segunda opção é a mais indicada pela economia, durabilidade e até pela estética ao ambiente.
Pendente ou luz direta Então, a luz deve estar bem posicionada em cima da mesa e não atrás — dessa maneira, é criada uma sombra no plano de trabalho. Apenas com esse ajuste da posição do foco de luz, a iluminação já fica muito mais funcional.
Se for para realizar estudos mais prolongados, que demandam uma concentração maior, escolha a luz fria, entre 5000K e 6500K. A luz quente, que é aquela mais amarelada, nos ajuda a relaxar mais. Por isso, ela pode te deixar um pouco sonolento enquanto lê, atrapalhando na concentração.
lâmpadas de LED Lâmpada LED: O ideal é que uma lâmpada para ambiente de estudo além de possuir luz uniforme, não aqueça quando estiver em funcionamento. As lâmpadas de LED possuem essas e muito mais vantagens.
5 dicas de iluminação para escritório pequeno
As lâmpadas mais amareladas ou luz quente são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso. Já as luzes brancas ou frias são ótimas para concentração, facilitando a leitura.
lâmpadas de LED Lâmpada LED: O ideal é que uma lâmpada para ambiente de estudo além de possuir luz uniforme, não aqueça quando estiver em funcionamento. As lâmpadas de LED possuem essas e muito mais vantagens.
Um casal de advogados de São Paulo estava se mudando de bairro e desejava que a nova casa tivesse uma bancada onde uma das filhas, de 9 anos, pudesse exercer seu grande hobby: desenhar. As profissionais criaram um projeto em que a bancada de estudos é protagonista. Ela foi colocada paralela à cama, formando uma espécie de ilha.
A iluminação precisa ser bem distribuída por toda a bancada, e dê preferência a uma lâmpada de cor neutra – uma ótima opção é a lâmpada T5. É muito importante estar atento a altura e faixa etária da criança, assim a altura da bancada e cadeira ficarão de acordo.
É aí que entram as bancadas! Podendo serem encaixadas na parede sem atrapalhar o fluxo de passagem, elas são ótimas opções para quem deseja estudar sem deixar de lado o conforto do quarto. Para você que se interessou e agora deseja montar uma, confira abaixo 7 dicas do escritório Lá Na Teka para o planejamento da instalação:
A cadeira precisa estar na altura correta para a bancada e também apoiar a coluna. Se você tiver espaço para elas, use! São ótimas para acomodar o material necessário e deixar a bancada livre daquela baguncinha! O painel – que pode ser em madeira, metal ou cortiça – é muito bacana para crianças maiores e adolescentes.