Explicação passo-a-passo: 1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira. 3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.
Uma maneira mais prática de reduzir as frações ao mesmo denominador é encontrar o mínimo múltiplo comum (menor múltiplo comum) dos números que representam os denominadores, por exemplo: As frações 3/20 e 5/6 possuem os números 20 e 6 como denominadores e o menor múltiplo comum (mmc) entre eles é 60.
Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador. Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.
Após a efetuação do MMC entre os denominadores diferentes, utilizamos o resultado com o novo denominador, que será dividido pelo antigo e multiplicado pelo numerador correspondente.
Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração. ... 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.
Outra ténica para resolver equações com frações é a de anular os denominadores a partir de um número multiplicado em ambos os membros. O melhor valor para desempenhar este papel de multiplicador é o mmc entre os denominadores.
O mínimo múltiplo comum (MMC) entre números inteiros é o menor número, também inteiro, que é múltiplo de todos esses números ao mesmo tempo. Por exemplo, o MMC entre 2 e 12 é 12, pois os múltiplos de 2 são 2, 4, 6, 8, 10, 12… e os de 12 são: 12, 24, …
O Mínimo múltiplo comum (MMC) de 24 e 30, notação MMC(24,30), é 120. Uma vez que 120 é o primeiro número a aparecer em ambas as listas de múltiplos, 120 é o MMC de 24 e 30.
7) Na igualdade de duas frações, mostrar o procedimento de como se calcula o numerador ou denominador desconhecido de uma das frações. Ilustrar com um exemplo numérico: 8) Aplicar o mesmo procedimento para obter o valor de c, que, no caso, representa o resultado da razão entre as duas frações propostas no início da atividade:
Os denominadores são os números que apontam em quantas partes foram divididas um inteiro. Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo).
Uma fração nada mais é do que um número racional (Q) que é formado por um numerador (número em cima da barra) e um denominador (número abaixo da barra). Qualquer número pode ser escrito em forma de uma fração. Por exemplo, o número 0,25 pode ser escrito como ¼ Dessa forma, podemos perceber que uma fração é também uma divisão.
Qualquer fração tem um número infinito de frações equivalentes. É possível multiplicar o numerador e o denominador por qualquer número inteiro, não importando quão grande ou pequeno, a fim de se obter uma fração equivalente. Divida o numerador e o denominador pelo mesmo número.
Qual o tempo de secagem do betume?
Quando ocorre reajuste salarial?
Como fazer dourado com tinta guache?
Quais os medicamentos que contém dopamina?
Como calcular a velocidade da enzima?
Quais são os principais objetivos relacionados à aplicação da gestão de processos numa empresa?
Qual a diferença entre alienação fiduciária e cessão fiduciária?
Que atividades econômicas são desenvolvidas no Setor Secundário da economia?
Qual o veneno para matar escorpião?
Quem pode usar placa vermelha?
Quais são os três poderes propostos por Montesquieu?
Com quantos anos pode entrar no jovem aprendiz?