As nascentes intermitentes são aquelas que apresentam fluxo de água apenas durante a estação das chuvas, mas secam durante a estação seca do ano. E as nascentes efêmeras são aquelas que surgem durante uma chuva, permanecendo durante alguns dias e desaparecendo logo em seguida”.
2.2. Nascentes intermitentes fluem durante a estação chuvosa, mas secam durante par- te do ano (estação seca). Os fluxos podem perdurar de poucas semanas até me- ses. Em anos muito chuvosos, podem dar a impressão de serem perenes.
As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d água local; podem ser perenes (de fluxo contínuo), temporárias (de fluxo apenas na estação chuvosa) e efêmeras (surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas).
NASCENTES DIFUSAS: comuns no oeste do Estado de São Paulo, são áreas de afloramento, ao longo de cursos d água, onde não é possível determinar exatamente o ponto da nascente, portanto devem ser desenhadas como polígonos e não pontos.
Uma nascente é considerada ideal quando fornece água de boa qualidade, vazão abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia.
41 curiosidades que você vai gostar
- Perenes: apresentam fluxo d água contínuo; - Intermitentes: fluem durante a estação da chuva; - Efêmeras: surgem durante a chuva, permanecendo por alguns dias ou horas.
As nascentes são classificadas em perenes, intermitentes e efêmeras. Conservar um rio, antes de tudo, implica em salvar sua nascente. Uma nascente nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos de água.
CONTROLAR A EROSÃO Melhorar a fertilidade do solo com técnicas como adubação e uso de calcário. Adotar plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes.
12.651/2012) estabelece como área de preservação permanente toda a vegetação natural localizada a 30 metros nos cursos d água de menos de 10 metros de largura. Já a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei n. 6.766/1979) estabelece proibição de apenas 15 metros do curso de água.
São devidas custas em Agravo em Recurso Especial?
O que precisa para plantar cactos?
Como funciona Vivo Pré Turbo 15 dias?
Pode colocar papel alumínio quando pintar o cabelo?
Como faço para jogar no notebook?
Como se inscrever no Programa Escola da Família?
Como agendar horário na Smart Fit?
Como funciona Zona Azul Digital Recife?
Como chegar na Prainha Branca do Guarujá?
Qual o preço da passagem para Penedo?
Qual a participação de Eduardo Saverin no Facebook?
Quem trabalha com joias e o quê?