Classificação das conjunções As conjunções podem ser coordenativas ou subordinativas. As primeiras ligam orações que possuem uma relação de independência sintática entre si. Enquanto isso, as do segundo tipo ligam orações que precisam uma da outra sintaticamente ou mesmo para fazer sentido.
Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.
2. Conjunções Adversativas. Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia.
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.
Locução conjuntiva
As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais. - causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
As conjunções são palavras que, tais quais os advérbios e preposições, integram uma classe tida como heterogênea, em razão da multiplicidade de formas e funções que exercem.
( ) Nas três ocorrências da conjunção “mas”, o sentido apresentado é o mesmo: oposição a alguma ideia já exposta no texto. Assinale a sequência correta. Alternativa C. Nas três ocorrências indicadas, a conjunção “mas” inicia um período que se contrapõe ao período anterior, podendo ser substituída apenas por conjunções adversativas.
Alternativa C. Nas três ocorrências indicadas, a conjunção “mas” inicia um período que se contrapõe ao período anterior, podendo ser substituída apenas por conjunções adversativas. Questão 2 – (Fepese) Analise as frases abaixo quanto à coesão estabelecida pela conjunção. I. Todo escritor é útil ou nocivo, um dos dois. II.
( ) Em Mas o uso que dele se faz é horrível, a conjunção inicia oração com sentido de oposição ao que foi dito anteriormente em que o autor fala de forma positiva do data show. ( ) Em Mas ela foi obrigada a tomar providências, a conjunção pode ser substituída pela conjunção “e”, pois apresenta sentido de adição.
O que foi o Plano Real de 1994?
Como funciona a nova medida provisória?
O que é a natureza de rubricas do eSocial?
Qual tipo de empresa o contador pode abrir?
Quem tem problema de coração pode tomar vitamina C?
Quais as principais ideias de Dewey?
Pode tosar o cachorro no frio?
O que vem a ser espaçamento Intergramatico?