Como identificar uma concordância nominal e verbal?

Pergunta de Santiago Guilherme Moura Morais em 27-05-2022
(75 votos)

Dicas concordância verbal e nominal Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como saber se é concordância verbal ou nominal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.


O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

O que é concordância nominal de exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Concordância – Nominal e Verbal - Você vai aprender I Português On-line


17 curiosidades que você vai gostar

O que se destaca na concordância verbal?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

São mais de 10 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Quais as regras de concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.

Quais os principais casos especiais de concordância verbal?

Concordância Verbal – Casos especiais de alguns verbosa) Quando o sujeito é um dos pronomes: o, isto, isso, aquilo, tudo, o verbo ser concorda com o predicativo: ... b) Quando o predicativo for um pronome pessoal. ... c) Quando o sujeito for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo ser concordará com o sujeito.



Outras questões

Como saber se o papagaio está estressado?

Como rastrear AliExpress Standard Shipping no Brasil?

Quais são os doces mais usados em casamento?

Quais são as principais síndromes?

O que significa biomateriais?

Como usar F12 no Opera?

Quais os três tipos de dissertação?

Como fazer o cálculo da densidade da água?

O que fazer com gato desnutrido?

O que é um processo social?

Quem podia votar em 1824?

Qual a radiação de solda?

Como ocorre embolia gasosa?

Como mudar a chave de ativação do Windows?

Qual o principal objetivo da terapia manual?

Qual exame detecta doenças mentais?

O que diz a Lei do Retorno?

O que é tecido Pima?

Como saber se a dieta está fazendo efeito?

Quais são os indicadores de qualidade na Educação Infantil?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com