Tipos de ambiguidade
O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.
Existem dois tipos de ambiguidade: A polissêmica, quando um mesmo vocábulo apresenta mais de um significado: As ações lhe trouxeram grande fortuna.
Ocorre quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos na forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo). Exemplo: A garota viu o vizinho correndo. Quem estava correndo: a garota ou o vizinho? Mudando a posição das orações, temos o seguinte: Correndo, a garota viu o vizinho. A garota viu o vizinho, que estava correndo.
Isso acaba por prejudicar a objetividade da linguagem e abre um perigoso espaço à subjetividade do ouvinte. Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.
Como mexer na fonte do Photoshop?
O que aconteceu com o tambor Trovão do Stoico?
Como redefinir senha do aplicativo Santander?
Como trocar o refil da borracha?
Qual a utilidade do pinheiro-do-paraná?
Quais são os analgésicos opioides?
Qual a diferença entre fezes de rato e barata?
Quais sinais fazem parte do nosso sistema de escrita?
Quanto tempo dura a dor abdominal na gravidez?
Como saber se sou filho de Iansã?
Como mudar seu avatar no Facebook?
Como deve ser realizado o exame físico respiratório?
Quais são as células do nosso corpo?
Como saber onde está meu pedido extra?
Como são caracterizadas as células procariontes?
Como contribuir com a alimentação dos alunos das escolas públicas estaduais?