Tipos de ambiguidade
O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.
Existem dois tipos de ambiguidade: A polissêmica, quando um mesmo vocábulo apresenta mais de um significado: As ações lhe trouxeram grande fortuna.
Ocorre quando a ambiguidade aparece em contextos de uso de verbos na forma nominal (gerúndio, particípio ou infinitivo). Exemplo: A garota viu o vizinho correndo. Quem estava correndo: a garota ou o vizinho? Mudando a posição das orações, temos o seguinte: Correndo, a garota viu o vizinho. A garota viu o vizinho, que estava correndo.
Isso acaba por prejudicar a objetividade da linguagem e abre um perigoso espaço à subjetividade do ouvinte. Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.
Como proteger parede de tijolo aparente?
O que fazer para levantar pálpebra caída?
Como prevenir doenças ocupacionais nas mulheres?
Como preparar a casca do jatobá?
Quais os serviços de estética automotiva?
Qual o mecanismo da tuberculose?
Quem tem a doença ELA sente dor?
O que fazer para evitar engasgo?
Quais são as doenças osteomusculares?
O que é bom para displasia coxofemoral em cachorro?
Como evitar acidente de trabalho em altura?
Como devemos nos prevenir para não aumentar pressão arterial?
Quais os erros mais comuns na administração de medicamentos?
Como prescrever insulina regular?
Como usar 2 controle PS4 no PC?