Fungos filamentosos foram identificados fenotipicamente ao nível do género, por análise de características macroscópicas, como cor, diâmetro da colónia e textura, e de características microscópicas, nomeadamente presença vs ausência de conidióforo e sua organização.
Os fungos filamentosos, também denominados mofos ou bolores, são conhecidos pela maioria das pessoas como deteriorantes de alimentos. Você já deve ter encontrado aquela última fatia de pão com alguns pontinhos pretos, ou até mesmo a laranja com uma coloração esverdeada.
Para identificar a colonia de fungos filamentosos no exame macroscópico é necessário analizar o aspecto desse microorganismo. Esssas colônicas apresentam uma textura semelhandte a algodão e com aspecto pulverulento.
MORFOLOGIA E TAXONOMIA
A identificação dos fungos é baseada quase que exclusivamente em sua morfologia tanto macro como microscopicamente. Como eles habitam os mais variados substratos, apresentam em decorrência, uma sucessão formidável de tipos morfológicos, dos mais simples aos mais complexos.
– Os fungos podem ter um só núcleo, como as leveduras ou serem multinucleados, como no caso de bolores (fungos filamentosos). Os fungos podem ser encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral.
26 curiosidades que você vai gostar
As leveduras são fungos unicelulares que não formam um grupo específico, como os cogumelos, ou seja, não formam um grupo taxonômico. As leveduras são formas simples de crescimento de fungos ascomicetos (em sua maioria), basidiomicetos e os antigos zigomicetos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores. Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
Característica gerais dos fungos
Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.
Apesar de existirem algumas técnicas para identificar fungos utilizando a morfologia, a técnica de microcultivo (ou cultivo em lâmina) é empregada por alguns taxonomistas de fungos. Esta técnica consiste na preparação de culturas de fungos em lâminas de microscopia para observação direta em microscópio de campo claro.
Como funcionam as locomotivas a vapor?
O que é uma creche filantrópica?
Quais são as perguntas que o psiquiatra faz?
Quanto à empresa pode descontar de plano de saúde do funcionário?
Qual é a melhor civilização do Age of Empires 3?
Qual o tempo de tratamento da sífilis?
Como saber se a suculenta gosta de sol ou sombra?
Como colocar o pulverizador nas costas?
Qual a quantidade ideal de água para uma suculenta?
Como saber se a substância é mais volátil?
Quando seu ex se preocupa com vc?
Como funciona um repetidor de sinal?
Como a pessoa fica depois da quimioterapia?
Como funciona uma competição do tango?
Para que serve o cardamomo na culinária?