A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo».
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Orações subordinadas são aquelas que possuem a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios de uma outra oração.
Conjunções Integrantes
São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.
Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto. Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.
19 curiosidades que você vai gostar
Os termos integrantes da oração são aqueles que integram, principalmente, o sentido de verbos e substantivos presentes na oração. Os principais termos integrantes da oração são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.
Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.
Pronome relativo x Conjunção integranteO pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.
A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc.
Como melhorar a circulação do rosto?
O que pode ser muita fraqueza no corpo?
O que vc entende por dança clássica?
Como saber se o cartão vai chegar?
Qual a diferença de ação pública condicionada e incondicionada?
Como definir o conceito de uma coleção de moda?
Qual a melhor matéria para dar aula?
Como bloquear um IP de celular?
O que precisa para ser tutor de um menor?
Como tirar declaração de não propriedade de imóvel?
O que é pior plástico ou papel?
Porque Pato não dorme à noite?
Quais são os elementos da responsabilidade civil subjetiva?