Como identificar oração subordinada integrante?

Pergunta de Gustavo Paiva Cunha em 30-05-2022
(69 votos)

A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo».

Como identificar uma conjunção integrante?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.


O que é uma oração subordinada integrante?

Orações subordinadas são aquelas que possuem a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios de uma outra oração.

O que é conjunção integrante exemplos?

Conjunções Integrantes

São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.

Quais são as orações integrantes?

Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto. Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

Conjunção Subordinativa Integrante


19 curiosidades que você vai gostar

Quais os termos integrantes?

Os termos integrantes da oração são aqueles que integram, principalmente, o sentido de verbos e substantivos presentes na oração. Os principais termos integrantes da oração são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.

Onde é conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Como saber se é pronome relativo ou conjunção integrante?

Pronome relativo x Conjunção integranteO pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

O que é pronome integrante?

A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc.



Outras questões

Quais são as mídias digitais?

Qual idade é considerado Idoso 2021?

O que é fauna brasileira?

O que é sarcasmo exemplo?

O que significa atividade física?

O que faz um marinheiro?

Qual a função respectivamente das células de Sertoli e Leydig?

Qual é o prazo de entrega da Amazon?

Quanto recebe o joao felix?

O que oferecer a namorada no dia dos namorados?

Quantos dias vale a receita de controle especial?

Quantas horas tem um dia de trabalho?

Qual o salário da classe média?

O que é mais poluente diesel ou gasolina?

Qual parte do corpo absorve mais vitamina D?

Onde se encontra o elemento bário?

O que são juros simples?

O que é o cosseno de um ângulo?

Qual é o agente causador da micose?

Quais são os anos do Ensino Fundamental?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com