A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
A pisada supinada é aquela que depende do uso da parte externa dos pés. Esse tipo de pisada depende de um esforço maior na região dos calcanhares, já que faz contato do lado externo com o solo. Normalmente, pessoas com o pé cavo são as que realizam esse tipo de pisada.
A pronação refere-se à maneira como o seu pé se inclina para dentro para distribuição do impacto ao entrar em contacto com o solo. Faz parte do movimento natural do corpo humano, mas difere de pessoa para pessoa. Conforme o seu pé embate no solo, inclina-se para dentro de modo a absorver o choque.
Você sabia que cada pessoa pode ter um tipo de pisada diferente, classificadas em três tipos? São elas as pisadas pronada, supinada e neutra.
O teste da pisada é um procedimento realizado para avaliar a postura e forma como os pacientes andam e correm. Esse teste é feito em clínicas de fisioterapia especializadas, que realizam o procedimento para constatar a necessidade de utilização de palmilhas ortopédicas.
Para corrigir a pisada supinada, a Pés Sem Dor fabrica palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé. Para isso, elas possuem uma elevação na parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo para o lado de dentro, contribuindo para a correção da pisada.
A pisada pronada é causada por diversos motivos. Um deles é o pé muito plano, mais conhecido por pé chato. Neste tipo de pé, o arco toca o chão quase por completo. Outras causas são o joelho valgo (para dentro), instabilidade no quadril e fraqueza nos músculos tibial posterior e do pé.
A pisada supinada é a de quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral.
Entre a pronada e a supinada, encontra-se a pisada neutra, que é considerada a ideal. A diferença dela para a pronada é que a rotação em direção ao interior do pé é ligeira, e não excessiva. Ela também começa com a parte de fora do calcanhar e é seguida de uma rotação leve para a parte de dentro do pé.
Além de girar para a parte de dentro, a pisada pronada também pode ser caracterizada por uma rotação em direção à parte interna, que é seguida pelo giro excessivo para a parte de dentro e encerrada com uma passada próxima às pontas dos dedos. Estima-se que 50% das pessoas em todo o mundo tenham a passada pronada, que é mais comum em mulheres.
Caso você não tenha um tênis velho para saber qual é a sua pisada, um teste simples e caseiro também pode te ajudar. Veja como na imagem abaixo: Como saber o meu tipo de pisada é fundamental para usar o tênis correto para treinar.
Existem três tipos principais e diferentes de pisadas: a pisada pronada, a pisada neutra e a pisada supinada, e é justamente sobre elas e suas diferenças que nós vamos falar no artigo de hoje. A pisada pronada. A pisada pronada acontece quando a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé gira demais para dentro.
Como funciona o armazenamento de gordura no corpo?
Quem pode interpor embargos de terceiro?
Quanto tempo de corrida para perder 1000 calorias?
Como saber se o óleo está velho?
Qual é o significado do nome Gael?
Quais são os absorvedores de luz?
O teste de farmacia pode ser feito com quantos dias?
O que pode impedir a ovulação?
Qual o nome científico do cacto Castelo de fada?
Qual é o signo que dar certo com peixe?
Quando surgiu os três poderes?
Como ocorre o processo de reação alergica?
Qual o valor de uma arara vermelha?
Quanto ganha fisioterapeuta em portugal?