A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
Pisada Neutra Considerada uma das mais comuns, abrangendo cerca de 45% da população, conforme o próprio nome diz, representa o tipo de pisada na qual a força é distribuída de maneira igualitária.
Mas, o que é pisada pronada? Esse tipo de pisada é caracterizada como aquela que começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina próxima ao dedão. Nesse caso, o pé inicia uma rotação para dentro a partir do momento em que o calcanhar toca o chão, fazendo com que a pisada termine entre os dedos.
Você sabia que cada pessoa pode ter um tipo de pisada diferente, classificadas em três tipos? São elas as pisadas pronada, supinada e neutra.
A pisada supinada é caracterizada pela pisada para fora, ou seja, o peso do corpo é projetado para a lateral externa dos pés. Geralmente, isso acontece com pessoas que têm o arco do pé muito acentuado, chamado também de pé cavo.
Cuidado ao utilizar tênis supinado em pronadores ou tênis pronado em supinadores pode causar lesões pelo excesso de carga em regiões que não teriam necessidade para isso. O tênis neutro se adapta em qualquer situação. Na dúvida use sempre o tênis neutro. Agora, é só escolher e comprar o tênis certo para os seus pés!
Pisada Neutra: Ocorre quando o pé atinge o solo de forma uniforme, com o peso do corpo distribuído praticamente igualmente por toda a planta do pé. Pisada Supinada: De forma oposta à pisada pronada, a pisada supinada ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiro com a parte externa da planta do pé.
Além de lesões na coluna, uma pisada desigual pode ocasionar desgastes nos tornozelos, pés e joelhos. Essas lesões podem ocorrer pelos mesmos motivos, uma vez que a distribuição desigual de peso provocará uma movimentação não natural das articulações.
Melhores Tênis para Pronação 2020
Os tornozelos dos pronadores tendem a ser mais frouxos, o que pode levá-los a uma maior tendência a virar o pé, justamente por ter a pisada pronada. Sendo interessante executar exercícios para fortalecer os músculos e tendões dos pés, tornozelos e panturrilhas.
O tipo de pisada é pessoal e varia de acordo com a forma natural do pé, joelho, flexibilidade das articulações, ângulo do quadril, equilíbrio muscular entre outras características anatômicas e biomecânicas.
Separamos dois tipos de teste: os mais específicos e os mais simples. A forma ideal de se examinar uma pisada é a avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. Você também pode fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
Nele, o atleta é filmado correndo e é possível analisar a pisada calculando ângulos ideais para um bom movimento.
Os melhores tênis para quem tem esse tipo de pisada são os que possuem reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade. Começa com o impulso na parte de trás dos pés, no calcanhar, e termina na parte frontal dos pés. É uma pisada que, como o próprio nome diz, não pende para nenhum dos lados do corpo.
Como está o mercado de trabalho para quem faz Pedagogia?
Como se desenvolve uma reação alérgica?
Como ser o seu próprio coaching?
O que é preciso para ser operador de guindaste?
Qual é o ponto certo da carne assada?
Quanto um jogador profissional de Brawl Stars ganha?
Quanto ganha um propagandista médico?
Como fazer um presente romântico?
O que é preciso para ser poliglota?
O que é a memória do sistema do celular?
Qual é o código de nunca ser procurado no GTA San Andreas?
O que significa código braille?
Como ser simpático no WhatsApp?
Como tomar o Clembuterol em comprimido?
Qual o portão de embarque da Latam?
Quanto ganha um professor de cursinho para concursos?