Quando a unha tem formato de colher, por exemplo, bem arredondada, é um sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de problemas cardiovasculares ou pulmonares, como asma e bronquite, que afetam a circulação.
Cuidado com as unhas! Elas podem revelar uma dezena de doenças
Doenças mais comuns são unha encravada, a onicomicose e unhas frágeis. Além delas, existem doenças inflamatórias ungueais como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, líquen ungueal, entre outras. .
Unhas quebradiças, secas e opacas, por exemplo, podem ser indicativo de anemia. Já unhas arroxeadas, arredondadas e curvadas para baixo estão relacionadas a doenças cardiovasculares ou pulmonares. A aparência das unhas também pode indicar falta de vitaminas no corpo.
As ondulações podem ser reflexo de doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos. Quando elas apresentam coloração alterada, como metade da unha vermelha e a outra metade esbranquiçada, pode significar problemas renais.
Ondulação nas unhas pode ter várias causas. Desde alterações comuns do envelhecimento (mais frequentes após a menopausa), até falta de vitaminas e minerais ou mesmo certas doenças, como liquen plano ungueal ou psoríase ungueal ou mesmo micoses das unhas (onicomicoses).
Lesões repetidas tornam as unhas mais espessas em resposta e podem se curvar para cima ou para baixo à medida que crescem. Outra causa é o mau suprimento de sangue para as mãos ou pés, que pode ocorrer em condições como diabetes, arranjo anormal das veias ou insuficiência cardíaca congestiva.
As unhas são estruturas formadas por células queratinizadas e apresentam como função a proteção dos dedos. As unhas estão relacionadas com a proteção e também com a manipulação de objetos.
4. Unhas azuladas. As unhas azuladas podem ser causadas por um baixo nível ou falta de oxigênio no sangue, fazendo com que a pele ou membrana abaixo da pele fique com uma cor azul púrpura. Essa condição é conhecida como cianose e normalmente é um sintoma comum quando se está num ambiente frio, por exemplo.
É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas.
Algumas características das unhas podem indicar diferentes tipos de problemas de saúde, desde falta de hormônios, até algumas doenças mais graves, como hipotiroidismo. Descubra como identificar e tratar três dos problemas mais comuns:
Esmagamento da raiz ou corpo da unha pode causar uma deformidade permanente Pressão excessiva na unha como um sapato apertado, uma bota ou patins quando prolongado pode deformar as unhas temporariamente Exposição de longo prazo a umidade ou esmalte pode fazer com que as unhas descasquem e fiquem secas, descamando e quebradiças.
É possível avaliar o estado de saúde geral através da observação das características das unhas, pois a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes de alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas.
As manchas nas unhas podem sim ser causadas por falta de vitaminas no corpo, principalmente quando se trata das manchas brancas. A falta de vitaminas B6 e B12 podem causar esse problema, além de também deixar as unhas fracas e quebradiças.
O que levar na entrevista do visto?
Qual é a melhor gordura para fritar pastel?
O que são os threads do processador?
Qual horário melhor para postar reels?
Como excluir definitivamente arquivos do WhatsApp?
Como se chama o cachorro do Jungkook?
Onde é cumprido o regime semiaberto?
Quem tem lúpus pode tomar suplementos?
Quais são as estruturas de dados?
Qual o mal que a escova progressiva faz?
O que são direitos coletivos stricto sensu?
Qual a validade do treinamento da NR-12?
Quem é mais forte que o Rimuru?