As surucucus apresentam no corpo desenhos típicos na forma de losangos que alternam entre as cores amarela e preta. Uma importante característica morfológica destas cobras é que na cauda apresentam a última subfileira de escamas modificadas, sendo estas quilhadas e eriçadas além de apresentar um espinho terminal.
A cobra também é da mesma família de jararacas e cascavéis, mas a cauda com “chocalho” dá lugar às escamas. Característica comum a todas é a presença de uma fosseta loreal, ou seja, um orifício localizado entre o olho e a narina. ... Por causa disso, a surucucu é conhecida como a maior cobra venenosa da América do Sul.
O seu veneno é potente, ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico) e pode matar nas primeiras 24 horas, principalmente se a vítima for uma criança.
A surucucu
A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
Descrição: De cor alaranjada, o gênero caracteriza-se por apresentar fossta loreal e ter a porção final da cauda com escamas arrepiadas. É a maior serpente peçonhenta do Brasil, podendo atingir mais de 3 (três) metros de comprimento.
Lachesis muta, vulgarmente conhecida como surucucu, surucutinga, surucucutinga, surucucu cauda de veneno , surucucu-pico-de-jaca e cobra-topete, é a maior serpente peçonhenta da América Latina. O Brasil possui duas subespécies do gênero Lachesis: L. muta muta e L. muta rhombeata.
A SURUCUCU-PICO-DE-JACA (Lachesis muta) As protuberâncias cônicas de suas escamas lembram uma casca de jaca, de onde provém o nome popular “Pico-de-jaca” ou "Bico-de-jaca". Apesar de que muitos publicam e ensinam como Surucucu o nome popular de Lachesis muta, o nome Pico-de-jaca é o mais utilizado na Amazônia.
Nomes populares: Surucucu, pico-de-jaca, surucutinga. Descrição: De cor alaranjada, o gênero caracteriza-se por apresentar fossta loreal e ter a porção final da cauda com escamas arrepiadas. É a maior serpente peçonhenta do Brasil, podendo atingir mais de 3 (três) metros de comprimento.
Ação do veneno: O veneno apresenta atividade proteolítica (intensas reações locais); coagulante (alteração da coagulação do sangue) e hemorrágica (sangramento).
Sua coloração críptica a torna camuflada, especialmente quando se encontra no chão da floresta. O veneno apresenta ação proteolítica (atividade inflamatória aguda), hemorrágica, coagulante e neurotóxica.
O que fazer para maçã do amor não ficar grudenta?
Como Desenvolvimento tecnológico pode causar danos ao meio ambiente?
O que significa se preocupar com tudo?
O que acontece com o limão no estômago?
Como não me perder no Aeroporto de Guarulhos?
Como se escreve o plural de João de Barro?
Como tratar o advogado na mediação?
Como se escreve Monkey em plural?
O que fazer para não se importa com o marido?
Tem atitudes que machuca mais que palavras?
Como os nutrientes são absorvidos pelo organismo?
Como para de se preocupar com os outros?
Como se produz a energia pelo lixo?
Como parar de me preocupar com o que os outros pensam?
Tem medo da opinião dos outros?
Como os mosaicos são produzidos e quais são as suas principais características?