O diagnóstico deve ser feito por um especialista A odontologista conta que nessa técnica o dentista posiciona o instrumento entre a gengiva e o dente, inserindo-o até o paciente sentir confortável ou até o limite ósseo. Com isso, faz-se a medição e pode-se obter o tamanho da bolsa periodontal, da perda óssea vertical.
Para sondagem com uma sonda periodontal graduada (marcações em 3, 6, 8 e 11 mm), apenas uma leve pressão de 0,25N (25 g) deve ser aplicada. A ponta da sonda (diâmetro de 0,5 mm) é inserida suavemente ao longo do eixo do dente no sulco gengival. A profundidade de sondagem (PS) é lida a partir das marcações na sonda.
O exame é realizado com a sonda periodontal preconizada pela Organização Mundial de Saúde, onde a boca do paciente é dividida em seis sextantes, os quais recebem códigos numerados (0 a 4) de acordo com a visibilidade da sonda no sulco e com determinadas características clinicas.
O grau de destruição que o periodonto apresenta num dado momento é medido por meio de uma sonda graduada em milímetros (sonda periodontal) (Figura 2). Com esse instrumento, podemos medir a profundidade do sulco gengival em seis faces por dente, bem como o nível de inserção.
“o que se faz é drenar o pus do abscesso e tratar a raiz com problema, seja por raspagem para remover o cálculo, tratamento de canal ou mesmo remoção do dente infeccionado. Com a eliminação da causa o abscesso desaparece”, esclarece.
Como o próprio nome já indica, a principal causa da bolsa periodontal é periodontite - que é a evolução da gengivite. O quadro é causado por um desequilíbrio do microbiota oral e, muitas das vezes, é resultado do acúmulo de placa bacteriana, ou o famoso tártaro.
EXAME PERIODONTAL - PSR Determina a necessidade de tratamento periodontal Para a realização do PSR, a boca deve ser dividida em seis partes, cada parte determina um SEXTANTE. Será registrado para cada sextante apenas um código, que corresponde a pior condição periodontal encontrada nos dentes que compõem o sextante.
Fatores a serem considerados durante a sondagem:
Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).
Adicionalmente, os autores concluíram que a subtração radicular digital pode ser um método eficaz na avaliação do tratamento periodontal.
La presencia de la bolsa periodontal, que es la característica anatomo-clínica de las enfermedades periodontales, refleja la suma total del resultado de la interacción entre las bacterias patógenas y los sistemas de defensa del huésped.
La distancia entre el margen gingival y la base de la bolsa periodontal se registra como la profundidad de sondaje periodontal 2. En la figura de arriba, el nivel de inserción puede calcularse según la siguiente fórmula: Nota: Bolsas periodontales > 4mm tras la terapia periodontal activa se denominan bolsas residuales.
Dependiendo del grado de periodontitis que tengas, tu dentista puede derivarte a un especialista en el tratamiento de la enfermedad periodontal (periodoncista). La siguiente información te ayudará a prepararte para la consulta y a saber qué puedes hacer para prepararte. Para prepararte para tu cita, haz una lista con lo siguiente:
Compleja: Es una bolsa que se origina en una superficie dentaria y que da vueltas alrededor del diente afectando a otra cara o más. La única comunicación con el margen gingival está en la cara donde nace la bolsa.
Como dormir e não amassar o cabelo liso?
Como o reativo de Benedict funciona?
Como nasceu a ideia do softwares?
Precisa diluir selador de madeira?
Como preparar solução de hidróxido de sódio a 0 1N?
Como devo preparar ração de engorda para porco?
Quando foi criado o Tchoukball?
Qual é a origem da melancia amarela?
Como ter uma namorada no ensino médio?
Como nasce a lagarta e o girassol?
Como mudar nome do Perfil no Xbox 360?