Principais sintomasDiarreia;Presença de sangue ou muco nas fezes;Dor abdominal;Cólicas;Perda de peso sem causa aparente;Cansaço excessivo;Mal estar geral;Aumento da produção de gases.
Diagnóstico de amebíaseExames de fezes.Às vezes, exames de sangue para detectar anticorpos contra as amebas.Às vezes, exame de uma amostra de tecido do intestino grosso.
O diagnóstico é feito pela identificação de E. histolytica em amostras de fezes ou por testes sorológicos se há suspeita de doença extraintestinal. O tratamento da doença sintomática é feito com metronidazol ou tinidazol, seguido por paromomicina ou outro fármaco ativo contra cistos na luz do cólon.
Alguns dos principais sintomas que podem indicar a infecção pela Entamoeba histolytica são:Desconforto abdominal leve ou moderado;Sangue ou secreções nas fezes;Diarreia intensa, o que pode favorecer o desenvolvimento da desidratação;Fezes moles;Febre e calafrios;Enjoo e náusea;Cansaço.
Os remédios usados para eliminar a ameba são o secnidazol, o metronidazol, o tinidazol e o teclozam. A primeira opção de tratamento para as formas intestinais de amebíase é o secnidazol, nas doses de 2g para adultos (dose única) e, para crianças, 30 mg/kg/dia, sendo que a dose máxima não deve ultrapassar 2g por dia.
29 curiosidades que você vai gostar
Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:Leite com hortelã ... Chá de arruda com sementes de mamão. ... Chá de cúrcuma. ... Chá de mastruz. ... Azeite de alho. ... Chá de artemísia. ... Chá de erva-doce.
A principal diferença entre estas duas espécies reside, no entanto, no facto de uma ser patogénica (Entamoeba histolytica) e a outra (Entamoeba coli) viver como um comensal do intestino, não causando doença. Entamoeba histolytica é causadora no ser humano, da doença conhecida como disenteria amebiana.
2.2 Diagnóstico Laboratorial
O diagnóstico rotineiro da amebíase é feita através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E. histolytica.
Micrografia eletrônica de varredura de amebas liberando bactérias no meio ambiente.
Abscesso Hepático. A amebíase é uma infecção causada pela Entamoeba histolytica, protozoário de distribuição universal que predomina em regiões tropicais e subdesenvolvidas, onde as condições sócio-econômicas e higiênico-sanitárias são precárias.
“Os principais sintomas em um quadro de amebíase são: cólicas abdominais e diarreia com presença de muco ou sangue nas fezes”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. O paciente também pode apresentar gases, náusea, vômito, perda de apetite e de peso, febre e fadiga.
A amebíase pode ser curada por meio do tratamento com medicações antiparasitárias. No geral, o tratamento é bem-sucedido e a infecção dura cerca de duas semanas, podendo retornar caso não tratada corretamente.
A maneira mais fácil de fazer o diagnóstico de giardíase é examinar as fezes para detectar proteínas (antígenos) liberadas pela Giardia lamblia ou seu DNA. O exame das amostras das fezes ao microscópio também pode detectar o parasita.
Recomenda-se o ELISA como método de diagnóstico nos caso suspeitos de infecções com E. histolytica.
Ciclo biológico da amebíase
O ciclo da Entamoeba histolytica começa quando alguém ingere alimentos ou água contamina com cistos. Outra forma é tendo contato com o cisto através da via fecal-oral. Também é possível contrair a amebíase através da transmissão sexual, neste caso o contato com o cisto é por via oral-anal.
O diagnóstico laboratorial do complexo E. histolytica/E. dispar é realizado rotineiramente pela demonstração microscópica de cistos e/ou trofozoítos no material fecal. Essas espécies apresentam características morfológicas semelhantes, sendo diferenciadas somente por meio de técnicas moleculares específicas.
O EPF é realizado em uma amostra de fezes recém-colhida em um recipiente higienizado. Retirá-lo do vaso sanitário não é permitido, pois isso altera suas características, inviabilizando a análise. Em seguida ao recolhimento, o frasco com o material deve ser fechado e levado ao laboratório.
Esse exame é feito analisando as amostras de fezes coletadas por métodos de separação que permitem identificar parasitas, quando presentes. Para esse exame, você deve retirar no laboratório o material para coleta das amostras de fezes. Depois disso, a amostra pode ser obtida em qualquer evacuação.
Uma outra ameba, descrita em 1912 por Prowazek46 com o nome de Entamoeba hart manni, tem morfologia semelhante à "forma minuta" da E. histolytica, sendo, entretanto, ainda de tamanho menor. Esta E. hartmanni não é patogênica, mas seus pequenos cistos têm sido muitas vezes confundidos com os da E.
Entamoeba coli: é uma ameba intestinal não patogênica. É uma ameba comensal não patogênica, que vive no intestino grosso humano e se locomove por pseudópodos.
Tipos de Amebas
As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso. Entre as parasitas, destaca-se a Entamoeba histolytica, encontrada nos intestinos de humanos e que ocasiona a Amebíase.
Este tipo de infecção geralmente não causa sintomas, mas quando o sistema imunológico se encontra mais debilitado ou quando há grande quantidade de parasitas, pode provocar sintomas gastrointestinais como diarreia, dor abdominal e mal estar geral.
“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
A amebíase também pode ter uma forma crônica, com episódios recorrentes de cólicas e fezes sanguinolentas, um quadro muito parecido com o que ocorre nas doenças inflamatórias intestinas, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
Como usar um leitor de código de barras?
Como é retirado o dreno Penrose?
Como funciona o juros do limite da conta corrente?
Tem como tirar faceta de porcelana?
Como desabilitar tela de login Windows 7?
Como fazer um documento de doação em vida?
Como usar cartão de visita virtual?
Como funciona o pagamento por duplicata?
O que é e como funciona o comutador de um motor de corrente contínua?
O que é concedido efeito suspensivo a recurso?
Como calcular a multa de rescisão de contrato de aluguel?
Quais são os concursos para Perito Criminal autorizados?
Como funciona um condomínio de casas?
Como funciona o empréstimo da Caixa para construção?
Como funciona cemitério particular?
Qual é a diferença entre consciente e subconsciente?