A prescrição intercorrente ocorre após propositura da ação, com seu princípio após a citação na fase de execução. Esta, fica caracterizada, diante da inércia do autor que deveria prezar pelo regular andamento do processo.
Já a prescrição intercorrente se consuma quando, já ajuizada a demanda executiva dentro do prazo prescricional, o Estado mantém-se inerte, redundando na paralisação do processo por período superior a 5 (cinco) anos.
Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1º A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.
A prescrição intercorrente ocorre apenas e tão somente no curso do processo de execução. É preciso que o cumprimento de sentença tenha se iniciado por impulso do credor. Na prescrição da pretensão executória, como visto anteriormente, temos apenas o elemento temporal.
A consolidação dessas duas primeiras teses conduz ao entendimento de que a prescrição intercorrente restará configurada ao fim de 06 anos (01 de suspensão + 05 da prescrição), contados da data em que a Fazenda Pública for intimada da não localização do devedor e/ou ausência de bens penhoráveis.
16 curiosidades que você vai gostar
A prescrição, nos termos do art. 174 , caput, do CTN , ocorre ao final de 5 (cinco) anos, contados a partir da data da constituição definitiva do crédito, o que ocorreu com a primeira notificação de lançamento.
Em outras palavras, prescrição intercorrente é aquela que sobrevém durante o período “corrente” da ação de execução fiscal, isto é, uma espécie de prescrição, prevista no artigo 174 do CTN, que ocorrerá durante a cobrança judicial do crédito (execução fiscal).
O direito da ação de cobrança do crédito tributário se extingue pelo decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado da data da sua constituição definitiva (art. 174 do CTN).
No curso da execução fiscal, corre novo prazo contra o Fisco: prescrição intercorrente. Em termos práticos, são 6 anos (1 ano de suspensão do processo + 5 anos de prescrição tributária), contados a partir da data da ciência da Fazenda Pública sobre a não localização do devedor ou dos bens penhoráveis (art.
Tem Windows Media Player no Windows 10?
Como tirar o cheiro de vinagre do sofá?
Pode lavar frutas com água sanitária?
O que fazer para unificar contas do FGTS?
Como fazer um print da tela do celular?
Como transmitir NF-E para Sefaz?
O que fazer para vender meu livro?
Como transformar Km de Vantagens em combustível?
Como voltar a barra de pesquisa do Google?
Como identificar um alienígena no The Sims 4?
O que fazer para turbinar o computador?
Quanto tempo dura a Faculdade de perito criminal?
Qual deve ser o papel do aluno protagonista na sala de aula?
Como ser um professor no Brasil?
Como faz para ser representante de marcas de roupas?