Introduzida como modernidade “líquida” pelo sociólogo polonês-britânico Zygmunt Bauman, a modernidade tardia é marcada pelas economias capitalistas globais com sua crescente privatização dos serviços e pela revolução da informação.
Em resumo, a Modernidade Tardia corresponde ao período “secundário” da industrialização da modernidade clássica, e que se encerra com os aportes de uma profunda transformação social, tecnológica, cultural, econômica e – o mais chocante – inspirada nas exceções para resolver problemas insurgentes.
e) Como podemos identificar a ocorrência deles na prática? inovações tecnológicas, os investimentos financeiros e a indústria de massa desenvolveram-se e marcaram intensas e profundas transformações na sociedade e na maneira pela qual os indivíduos passaram a encarar o consumo.
A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes. Num plano filosófico culmina com o racionalismo e o positivismo.
Por isso, a tradição não é privada, precisa ser coletiva. E a memória é baseada nas práticas sociais. Para Giddens, a tradição também tem um caráter normativo, ou seja, a tradição representa o que deve ser feito em uma sociedade. Portanto, a tradição se reconfigura na modernidade reflexiva.
41 curiosidades que você vai gostar
Acentua a ideia de que vivemos em um mundo cada vez mais reflexivo, que estimula a crítica ativa e autoconfrontação. A modernidade reflexiva envolveria um processo de individualização e de destradicionalização em que a tradição muda seu status e é constantemente contestada.
Giddens (2002, p. 10) afirma que “a modernidade é uma ordem pós-tradicional, mas não uma ordem em que as certezas da tradição e do hábito tenham sido substituídas pela certeza do conhecimento racional”. A tradição representa, no sentido figurado, “a cola que une as ordens sociais pré-modernas” (GIDDENS, 1991, p. 80).
O rompimento com o pensamento escolástico, método de pensamento crítico ainda ligado aos preceitos da Igreja Católica, e o estabelecimento da razão como forma autônoma de construção de conhecimento, desligado de preceitos teológicos, foram alguns dos primeiros passos em direção à construção do pensamento moderno.
Esse momento da História do Ocidente se inicia no final da Idade Média e se estende até a Idade Contemporânea, no século XVIII. Apesar dos resquícios do mundo medieval em alguns aspectos, essa fase foi marcada por grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental.
O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional. O século XVIII é decisivo.
Quais são as características da pós-modernidade?Ausência de regras e valores muito rígidos;Individualismo;Pluralidade e diversidade;Combinações de tendências, gostos e estilos;Produção em série de cultura voltada para o consumo rápido;Liberdade de expressão e pensamento;
Portanto, a pós-modernidade torna-se ameaçadora por embutir estilos de vida e filosofia que acabam induzindo o indivíduo a um modo de vida de insegurança, de pressão psicológica, com ausência de valores. A vida perde o sentido levando-a um vazio, a um nada.
A percepção estética da realidade pós-moderna busca a liberdade nas criações visuais não obedecendo a cânones, como acontecia em muitas tendências modernistas, mas caminha noutras direções, numa hibridação entre o real e o imaginário, que traduz, reinterpreta e, por isso mesmo, transforma tradicionais conceitos ...
As sociedades da modernidade tardia, argumenta ele, são caracterizadas pela “diferença”; elas são atravessadas por diferentes divisões e antagonismos sociais que produzem uma variedade de diferentes “posições de sujeito” – isto é, identidades – para os indivíduos.
A delimitação da alta modernidade é o aumento de controle, em que a sociedade passa a ser sinônimo de Estado-Nação. A modernidade através de suas instituições busca “o controle regular das relações sociais dentro de distâncias espaciais e temporais indeterminadas.” (GIDDENS, 2002, p.
O termo foi usado para descrever a maneira pela qual a sociedade moderna se organiza em resposta ao risco. ... O sociólogo alemão Ulrich Beck em seu livro Risikogeselischaft, datado do ano de 1986, descreveu as origens e as consequências da degradação ambiental no centro da sociedade moderna.
A Idade Moderna, dentro da periodização clássica, é o período que sucede a Idade Média e antecede a Idade Contemporânea, estendendo-se de 1453, quando Constantinopla foi conquistada pelos otomanos, a 1789, quando a Bastilha foi invadida pela população parisiense.
As principais características da sociedade moderna seriam então: trabalho calculado em vista de uma eficácia progressivamente maior, linguagem da racionalidade científica, valores centrais do progresso e da utilidade (CANIVEZ, 1999, p. 146).
Na gênese da sociedade moderna traça-se, de forma articulada, a organização: do Estado moderno; da economia política; do capitalismo comercial e industrial e da produção da ciência moderna e da educação.
11a Questão (Ref.: 201307605231) DESCARTADA Quais os três fatores que possibilitaram o nascimento do pensamento moderno e a ideia de modernidade? 3. Humanismo Renascentista; Reforma Protestante; a concepção de ciência segundo a metafísica de Aristóteles.
Tradição religiosa
Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
A sociedade contemporânea vive sob o manto da modernidade. O paradigma da modernidade está sedimentado em pilares concretos e bem definidos: o racionalismo, o positivismo, o empirismo, o Estado moderno, o ordenamento jurídico – legislado, positivado e imperativo.
A teoria reflexiva da decisão jurídica parte do pressuposto que direito é o sistema de comunicação da sociedade responsável pelo sentido de líci- to/ilícito, como em Niklas Luhmann. Sendo comunicação, o direito é um sistema de comunicação, não uma entidade física, biológica ou psíquica, mas social humana.
Crime organizado; Destruição/contaminação do meio ambiente; Terrorismo; Crimes contra a humanidade.
Significado de Reflexividade
substantivo feminino Estado ou condição do que é reflexivo, daquilo que reflete ou reflexiona. [Matemática] Relação reflexiva. Característica do que é observado em relação ao elemento que carrega consigo ou entre os elementos que estão relacionados num conjunto.
O que fazer quando dormir para acordar com o cabelo liso?
Quanto tempo de cardio em jejum?
Para que serve Macumba com perfume?
O que significa o símbolo do Papai Noel?
Como nomear compostos de coordenação?
O que é familia contemporanea?
O que é mais forte 110 ou 220?
Quais são os tipos de micose de pele?
Qual é a cor do mês de fevereiro?
Quanto metros tem um alqueire?
Quantos metros tem o caminhão caçamba?
Qual a fruta indicada para quem tem diabetes?
Onde fica a República de Gilead?
Quando aconteceu o apagão no Amapá?
Qual a função das molas esportivas?