Para tirar todo esse proveito das nozes, castanhas e amêndoas, basta seguir uma técnica milenar, super tradicional (mas pouco divulgada atualmente): deixe suas nozes, castanhas e amêndoas de molho em água e sal e depois as seque em temperatura baixa até que fiquem crocantes novamente.
A dica então é cobrir com água e um pouquinho de sal e deixar de molho por pelo menos 8 horas. Escorrer e secar no forno em temperatura mínima. No máximo 60 graus. Esse cuidado é necessário para não oxidar o óleo presente nas castanhas, que é o maior presente para a nossa saúde.
Quando mantidas nas cascas, as castanhas ficam frescas por 2 a 3 meses na geladeira. Sem as cascas elas duram até um ano. As castanhas são ricas em amido e perdem umidade rapidamente, por isso ficam rançosas mais rápido do que outras nozes.
O ideal é guardar na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro ou de aço inoxidável bem fechado. Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
A recomendação é consumir uma porção diária de oleaginosas. A quantidade irá variar de acordo com o tipo. "Podem ser quatro unidades de nozes, duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de castanha de caju, quatro unidades de amêndoas, quatro nozes ou quatro unidades de macadâmia", afirma Catta-Preta.
A castanha do Pará destaca-se pelo teor de selênio, um potente antioxidante", conta Buschinelli. É importante ressaltar que este alimento não deve ser consumido em excesso. Ao comprar as oleaginosas, o melhor é adquirir aquelas que já vem embaladas de fábrica ou torrar as oleaginosas compradas à granel antes de consumi-las.
Além disso, deixar castanhas e sementes de molho neutraliza inibidores enzimáticos que potencializam esses nutrientes existentes, ou seja, uma castanha/grão/semente que ficou de molho tem mais nutrientes do que um que não foi deixado. A dica então é cobrir com água e um pouquinho de sal e deixar de molho por pelo menos 8 horas.
Com as castanhas, o molho deve ser com um pouquinho de sal, e não em meio ácido. E o motivo é diferente. Elas (nozes, pecãs, avelãs, amêndoas, entre outras) possuem toxinas nas peles que sobrecarregam demais o aparelho digestivo.
Já no caso das nozes, castanhas e amêndoas, o molho é feito apenas em água e sal, por cerca de 3 a 6 horas e serve para neutralizar inibidores enzimáticos, que aparecem em grande número nesses alimentos, e que são capazes de atrapalhar bastante a sua digestão, principalmente se vocês os consome bem regularmente.
Qual é o nome de skate em inglês?
Como lidar com pedido de desconto?
Como saber se minha conta e IMAP ou POP?
Como foi a evolução da internet no Brasil?
Como usar o NPK nas plantas granulado?
É normal ter despersonalização?
Como abacate ajuda a emagrecer?
Como Imprimir o mesmo Arquivo na mesma folha?
Como consultar processo físico Tjdft?
Qual o tamanho do bioma amazônico?
Quais os tipos de separação de mistura homogênea?
O que comer para reverter Pré-diabetes?
Qual é a frase mais longa de Os Miseráveis?
Quem tem conta poupança na Caixa o PIS cai direto?