A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut.
Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais. No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.
A exploração comercial da Internet foi iniciada em dezembro/1994 a partir de um projeto piloto da Embratel, onde foram permitidos acesso à Internet inicialmente através de linhas discadas, e posteriormente (abril/1995) através de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.
Grandes marcos da evolução da internet
O monopólio estatal da internet no Brasil era o receio de grandes empresários no país. Com isso, o Ministério das Comunicações se viu obrigado a declarar que não haveria monopólio, e que os serviços seriam democráticos e abertos a todos os cidadãos.
Surge a World Wide Web
Com a popularidade do sistema www no centro de pesquisas CERN, em 1991, o público externo pôde ter o primeiro vislumbre da World Wide Web. A criação do navegador Mosaic, em 1993, contribuiu para que isso ocorresse. No ano de 1997, já existiam mais de 200 mil sites.
39 curiosidades que você vai gostar
A Internet é extremamente heterogênea, por exemplo, as taxas de transferências de dados e as características físicas das conexões variam grandemente. A Internet exibe "fenômenos emergentes" que dependem de sua organização de grande escala.
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.
Em 20 de dezembro de 1994, a Embratel lança o serviço experimental de internet comercial no Brasil. Só cinco mil usuários foram escolhidos pra esses testes. Em maio de 95, ele começaria a operar de forma definitiva.
Desde muito tempo, o ser humano sentiu a necessidade de compartilhar conhecimento e estabelecer relações com pessoas distantes. Na década de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteção e envio de dados.
Em terras brasileiras, as primeiras invenções tecnológicas remontam ao período do Brasil Colônia, quando por volta do ano de 1550 foi criado o primeiro engenho de açúcar. Na década de 1830 o francês Hércules Florence realizou, no Rio de Janeiro, estudos pioneiros no registro de imagens através da fotografia.
O centro de pesquisa norte-americano estava conectado a uma rede de computadores internacional, a BitNet (Because It s Time to NETwork / Porque é hora da rede) . ... Nesse ano também surgiu a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o que ampliou a rede acadêmica de conexões brasileiras com a rede mundial de computadores.
Não se podia utilizar o telefone e a internet simultaneamente. Como a cobrança era por pulsos, então as conexões ficavam caras. Para minimizar os valores os usuários preferiam então acessar a internet a noite ou em finais de semana onde a cobrança do pulso era única, porém as quedas de conexão eram constantes.
Hoje em dia, calcula-se que 44% da população mundial, ou 3,2 bilhões de pessoas, estão conectadas à internet1. Em 2013, o diretor executivo do Google, Eric Schmidt, fez a previsão de que dali a 5 anos, todos no mundo teriam acesso à internet.
As redes sociais se multiplicaram e evoluíram muito nos últimos dez anos, com o avanço de apps e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos.
Além de reencontrar amigos distantes, ter facilidade de acesso à informação e também realizar compras, a Internet traz ainda um outro grande benefício: encontrar entretenimento online e de fácil acesso! Existem diversos sites que disponibilizam jogos, vídeos e muito mais.
O Chrome não existia nessa época e o Internet Explorer só se tornaria popular mais tarde. Por isso, o navegador número um em 1996 era o Netscape. O site também era um dos mais populares na época. Em 1996, não havia Facebook, Instagram, nem mesmo o finado Orkut.
Em 2005, boa parte dos modelos disponíveis contava com 256 MB ou 512 MB de memória interna, o que garantia centenas de canções armazenadas. Também já era possível encontrar alguns MP4 Players (que também tocavam vídeos), mas eles estavam em passos mais lentos no mercado, devido aos altos preços.
Em 1995 outros programas eram usados para navegar na internet, não existia Youtube, Google, Wikipédia, Spotify e muito menos Facebook. Fazer uma busca nesse ano era algo bem mais parecido com uma investigação policial.
Como a conexão de internet nos idos de 2001 era discada, os sites tinham poucas fotos. No caso do Yahoo!, as únicas imagens eram da logo e dos principais serviços. Ainda não era o portal de notícias que temos hoje, mas já era um dos mecanismos de busca preferidos da maioria dos usuários de internet.
Anos 70-80: Surge o termo Internet
O uso do termo “Internet” para uma rede TCP/IP global se deu em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, assinada por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.
Introdução à Internet. Internet ("Entre-rede") é uma rede de computadores, capaz de interligar todos os computadores do mundo através de várias redes interligadas. Cada rede individual é administrada, mantida e sustentada em separado por instituições educacionais particulares e por outras organizações.
Quanto ao surgimento da Internet, é possível afirmar que: Foi possível após o desenvolvimento das LAN. Surgiu na Inglaterra Só foi possível após o esforço de algumas empresas da iniciativa privada. Foi decorrência do crescimento da ARPANET, financiada pelo governo norte-americano.
Basicamente, a internet é uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos. Apesar dessa tecnologia parecer antiga, ela só existe há 50 anos. Em alguns países, como o Brasil, essa conexão só chegou nos anos 90.
Televisor, por vezes chamado também televisão (do grego τῆλε (tele), distante e do latim visione, visão), é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e áudio de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão.
Qual é o lote da vacina febre amarela?
Qual a porcentagem do IPTU sobre o imóvel?
Como saber o número do quarteirao?
Onde ver local de prova Enem 2021?
O que deve ser considerado quando se faz um projeto de peças a serem fundidas?
Como calcular o tamanho de um quarto?
Quais produtos devem ser certificados pelo Inmetro?
Como determinar o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços?
Como funciona os pontos do Habib's?
Como funciona o cartão Digimais?
Quem paga Imposto de Renda pessoa jurídica?
Como usar o Infrared thermometer?
É legal o locador cobrar IPTU do locatário?
O que é necessário para fazer o Crisma?
Como começar a trabalhar com a internet?