Características literárias de Gonçalves Dias Perspectiva indianista: o índio como personagem principal. Nacionalismo ufanista: enaltecimento da pátria. Cor local: características da floresta e da cultura indígena.
Gonçalves Dias foi um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Foi patrono da cadeira 15 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lembrado como poeta indianista, ele escreveu sobre temas relacionados à figura do índio. Além de poeta, ele foi jornalista, advogado e etnólogo.
Um elogio ao Brasil Em Canção do Exílio fica nítido o ufanismo e a idealização da pátria e da natureza. O intuito de Gonçalves Dias era valorizar o que era nosso pintando as cores locais. ... O sabiá também figura no poema de forma elogiosa e como uma metonímia para a fauna brasileira.
O grande amor: Ana Amélia Teófilo Leal, ex-condiscípulo do poeta em Portugal e seu grande amigo. Gonçalves Dias viu-a pela primeira vez em 1846 no Maranhão.
Gonçalves Dias marcou a literatura nacional com suas obras de caráter indianista. O escritor pertence à primeira fase do Romantismo brasileiro, fase marcada pela idealização dos indígenas e exaltação das paisagens nacionais. Entre as suas principais obras, estão “Canção do Exílio”, “Os Timbiras”, “I-Juca Pirama”.
Gonçalves Dias fez parte da Primeira Geração de “poetas” românticos brasileiros. Sua obra poética apresenta os gêneros lírico e épico. Na lírica, os temas mais comuns são: o índio, o amor, a natureza, a pátria e a religião.
Da vasta obra indianista de Gonçalves Dias, destacam-se diversos poemas. Um deles é “I-Juca Pirama”, poema narrativo composto de 484 versos, considerado uma fusão perfeita entre lírica e épica. Trata-se da história de um índio tupi capturado pelos timbiras, que devoravam os inimigos corajosos num ritual antropofágico.
Gonçalves Dias é um autor da primeira geração do Romantismo brasileiro. Escreveu poemas de caráter indianista, nos quais o indígena é o elemento central, e também nacionalista, por enaltecer o Brasil. Dessa forma, todo poema indianista do autor é também nacionalista, já que o indígena é visto como o herói nacional.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. José de Alencar foi um dos principais autores indianistas e suas obras servem como um bom exemplo de como os autores desse período enxergavam os índios.
Como saber a diferença de dois números?
Quais os primeiros sinais de que o parto se aproxima?
Como saber a data do casamento civil?
Como saber o prazo de entrega dos Correios?
Como iniciar o serviço Apache?
Qual a diferença de aço e alumínio?
Como saber a data de aniversário de uma pessoa pelo nome?
Como saber a idade de uma pessoa pela internet?
Como faço para saber a sentença de um processo?
Como receber pagamento de clientes?
Quem tem conta na Caixa o seguro-desemprego cai direto na conta?
Como numerar páginas no Word a partir da terceira página?
Como reaproveitar uma bicicleta velha?
Como requerer o auxílio funeral?
Como receber pelo Picpay com cartão de crédito?
Quem organiza a semana pedagógica?