A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.
Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos.
Quais São os Componentes do Aparelho de RaioX?
Radiografia é uma técnica de exame de imagem que utiliza raios X para ver um material cuja composição não é uniforme como o corpo humano. Um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto. A densidade e a composição de cada área determina a quantidade de raios X absorvida.
O raio x é feito em equipamento específico, que pode ser fixo ou móvel, sendo manuseado por um técnico em radiologia. Trata-se de um procedimento rápido, simples e indolor. Para a sua realização, o profissional auxilia o paciente a posicionar a área do corpo investigada junto a um suporte do aparelho.
Ao contrário da tomografia, o exame de radiografia produz uma imagem em duas dimensões, e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada.
2. Biossegurança: 4 EPIs necessários em hospitais e clínicas de radiologia
O cabeçote, no equipamento radiográfico, tem por função conter o óleo refrigerante onde está imersa a ampola. Além disso, serve de barreira para a radiação emitida pela ampola, só permitindo que aqueles fótons que saem pela janela da ampola continuem seu caminho em direção ao paciente.
Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.
A radiografia baseia-se no fato de que o feixe de raios catódicos emitidos por uma ampola de raios X (por isso a radiografia é também chamada de Raios X) pode atravessar de modo diferente os diversos tecidos orgânicos e atingirem uma película (“filme”) a eles anteposta, gerando imagens.
O primeiro aparelho de radiografia para uso médico chegou ao Brasil em 1897 e a primeira radiografia foi feita em 1898.
Os raios X têm várias outras aplicações fora da Medicina, na Engenharia e na indústria, por exemplo. Quais são as vantagens e desvantagens médicas das radiografias? Normalmente, as radiografias não têm efeitos secundários. A radiação atualmente é baixa e não fica no organismo.
Na versão mais pedida, a pessoa é posicionada em uma maca ou fica de pé, com a região a ser analisada na mira da máquina. Esse aparelho da radiografia emite um feixe de elétrons que atravessa o corpo com maior ou menor dificuldade, dependendo da densidade da área. Por exemplo, um osso, por ser denso, bloqueará a maior parte da radiação.
Qual a melhor tinta para pintar portas de madeira?
Como Configurar controle PS4 no Game Pass?
Como calcular estabilidade redução de jornada?
Qual será o último filme da série Divergente?
Qual a diferença entre estado de natureza e contrato social?
Quantos anos dura um pneu Michelin?
Quais são os transtornos mentais na infância?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar em uma faculdade?
Para que serve a ficha de anamnese na estética?
Como calcular o valor das parcelas?
Qual o maior feito de velocidade do Naruto?
Quantas gotas de GUTTALAX devo tomar?
Quais são os objetos jurídicos?
Onde está na Bíblia não desistir?
Qual exercício fazer para ter quadris mais largos?