A esterilização dos alimentos ocorre quando altas temperaturas destroem os microrganismos e paralisam a ação das enzimas. Depois, os alimentos são enlatados em recipientes de vidro ou metal hermeticamente fechados. Essa vedação afasta os microrganismos e evita a oxidação dos alimentos.
Os principais métodos de conservação dos alimentos são: armazenamento em câmaras frigoríficas, enlatamento, congelamento, secagem, liofilização, pasteurização e cura.
Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando o alimento congelado, isto é, quando todo o seu conteúdo de água está na forma de gelo, é submetido a condições de pressões muito baixas.
Muitos são os processos empregados para produção de alimentos estáveis e seguros, como a refrigeração, congelamento, desidratação, salga, adição de açúcar, acidificação, fermentação, etc.
Pelo controle da umidade, existem dois métodos: secagem natural e desidratação ou secagem artificial. Pela adição de solutos, há a conservação pela adição de sal e açúcar.
A medida mais comumente empregada para expressar a disponibilidade de água em alimentos é a atividade de água (aw ). Para reduzir a atividade de água em alimentos, podemos aumentar a concentração de solutos na fase aquosa do alimento, tanto pela remoção de água quanto pela adição de solutos.
Isso se explica pelo fato de que essas condições são propícias para o desenvolvimento dos microorganismos supracitados. Então, a refrigeração é amplamente usada nas indústrias por meio de câmaras frigoríficas. No entanto, não basta ter um desses equipamentos, sendo extremamente necessário fazer também o controle adequado da temperatura.
A refrigeração de alimentos é uma importante ferramenta para promover a conservação dos produtos, aumentando sua durabilidade. Quando o assunto é agricultura ou pecuária, essa prática deve ser ainda mais prezada, já que é capaz de evitar desperdícios e prejuízos.
Sendo assim, torna-se muito importante a correta refrigeração de forma a aumentar a durabilidade dos alimentos. Essa prática se torna ainda mais indicada nos casos em que é preciso armazená-los no período pós-produção para posterior escoamento. Quais são os riscos de não fazer a refrigeração dos alimentos?
Manter os alimentos longe de microorganismos danosos não diz respeito apenas à sua refrigeração ou congelamento. É preciso prepará-los de maneira adequada para conservá-los de forma mais eficaz. Dessa forma, é fundamental higienizá-lo antes do armazenamento, sendo importante também reuni-los em porções não muito grandes.
Quanto tempo demora para entrar em cetose?
Como controlar o apetite por doces?
Como por correção automatica no word 2016?
O que é pesquisa mercadologica?
Quanto tempo é uma gestação de gato?
O que fazer nas férias de julho?
Quanto tempo fica uma cadela no cio?
Como por musica stories instagram?
Como escrever numeros por extenso?
Por quais estados passa o rio são francisco?
Com quanto tempo o bebe reconhece a mae?
Qual é o significado do nome cerrado?