Teocracia (do grego Teo: Deus + cracia: poder) é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de algumas religiões.
Nesse sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou chega a assumir a condição de divindade encarnada.
O Vaticano adota como sistema político a teocracia, termo que vem do grego e significa, literalmente, um governo divino. ... Como uma divindade não governa, está representada por meio de figuras centrais, como o Papa, ou leis que regem a sociedade, como a Xaria. Atualmente, alguns países adotam a teocracia.
Atualmente, entre os Estados teocráticos existentes no mundo está o Vaticano, que é representado pela Igreja Católica; o Irã, que funciona tendo como base a República Islâmica; e Israel, que segue as doutrinas de um Estado Judeu.
O Estado confessional é aquele que adota oficialmente uma ou mais religiões. Existe influência religiosa nas decisões do Estado, mas o poder secular predomina.
Estado teocrático é um país ou nação que possui um sistema de governo que se submete às normas de uma religião específica. As regras que gerem as ações políticas, jurídicas, de conduta moral e ética, além da força policial deste modelo de governo estão baseadas em doutrinas religiosas.
O poder teocrático pode ser exercido direta ou indiretamente pelos clérigos de uma religião [1]: a sub-divisão de cargos políticos pode ser designada pelos próprios líderes religiosos (tal como foi Justiniano I) ou podem ser cidadãos laicos submetidos ao controle dos clérigos (como ocorre atualmente no Irã, onde os chefes de governo ...
Se por uma lado em uma teocracia, o governo é mais unificado e eficiente na tomada de decisões, por outro, um governo teocrático tem a desvantagem de dar muito poder a um indivíduo. Pois, sob uma teocracia, o líder é capaz de abusar do poder através do decreto de leis em nome da divindade e que podem beneficiar a si próprio.
A partir da Xaria (ou Sharia), conjunto de leis baseadas no Alcorão, os países teocráticos são: 1 Afeganistão; 2 Irã; 3 Mauritânia; 4 Arábia Saudita; 5 Sudão; 6 Iêmen. More ...
Aos Estados teocráticos podem ser atribuídos os conceitos dos Estados confessionais, ou seja, que assim como a teocracia, possuem uma religião oficial ou privilegiam um grupo religioso em comparação com outras doutrinas que podem existir na mesma sociedade. O privilégio pode ser econômico, político ou mesmo judicial.
Com quantos anos pode colocar silicone?
Quais celulares Motorola tem Wi-fi 5ghz?
Como bloquear um período no Airbnb?
O que é o currículo acadêmico?
Quanto tempo leva a gravidez de um cachorro?
Quais são os temperos que fazem bem à saúde?
Qual remédio tomar antes da endoscopia?
Quais são os quatro modos de conversão do conhecimento?
Qual é a cidade mais fria do Paraná?
O que é dentes anteriores e posteriores?
Quantos jovens falam inglês no Brasil?