A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens.
O diretor de cena cuida de toda a atividade dos bastidores durante a produção. O cenógrafo cria os cenários e a mobília. O aderecista cuida dos objetos pequenos, ou adereços, usados no palco. Os técnicos de luz iluminam o palco, enfatizando determinadas ações e diálogos ou criando um clima específico.
Aqui vai uma sugestão da equipe do Desenvolvimento artístico para atores para orientar este tipo de trabalho:
Estrutura dos Textos Teatrais
Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. ... Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
Por ser uma maneira lúdica de de estimular o conhecimento, comunicação, criatividade e responsabilidade o teatro permite que crianças e jovens desenvolvam sua consciência individual e social no seu desenvolvimento para a vida adulta. ... Outro grande benefício é o desenvolvimento da capacidade de comunicação.
Quais profissionais trabalham no teatro? Aderecista, Ator / Atriz, Autor, Auxiliar de camarins, Bilheteiro, Compositor, Cenógrafo, Coreógrafo, Contrarregra dentre outros.
O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.
O teatro, mais do que ser um local público onde se vê, é o lugar condensado da vivência das ambiguidades e paradoxos, onde as coisas são tomadas em mais de uma forma ou sentido. Robson Camargo assim o define (2005:1):
Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.
Atuantes não são apenas os atores, podendo ser objetos (como no teatro de bonecos) ou outras formas ou funções atuantes (animais ou coisas); o texto, por outro lado, não é apenas o texto escrito ou o falado no palco, pois o teatro não é uma arte literária ou, como afirma Marco de Marinis (1982), no teatro há um texto espetacular.
Quais são as características de método científico?
Quanto tempo demora um processo no Superior Tribunal de Justiça?
É possível fazer notificação extrajudicial por WhatsApp?
Qual objetivo do acolhimento na educação infantil?
O que plantar no inverno em portugal?
Quais as funções Horarias do movimento uniformemente variado?
Como exportar contatos do android?
Quais as doenças Auto-imunes mais graves?
Quando o médico não quer dar atestado?
O que é tipo de nacionalidade?
Quais são as lutas predominantes no Brasil?
O que faz o corretor de seguros?