Nessa máquina, o sangue da pessoa circula através de um rim artificial cheio de tubos com membranas semipermeáveis. Esses tubos se encontram mergulhados em uma solução que contém as mesmas substâncias que se encontram presentes no sangue, como a glicose, sais, entre outros.
Conecte a ponta da linha arterial (na cor vermelha) na extremidade vermelha do dialisador, com o sistema. Repita o processo conectando a extremidade azul da linha venosa à extremidade azul do dialisador. Encaixe o dialisador na garra correspondente que está na parte lateral da máquina.
Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.
A hemodiálise é feita com a utilização de um aparelho chamado dialisador, por onde o sangue circula e passa por um filtro que tem como função eliminar as substâncias que estão circulando em excesso que podem ser prejudiciais para o organismo.
A diálise é um processo de filtração do sangue utilizado para eliminar o excesso de líquidos e as substâncias tóxicas provenientes do metabolismo das células e da ingestão de alguns alimentos acumuladas no organismo do paciente portador de insuficiência renal avançada, aguda ou crônica.
Como Montar uma Clínica de Hemodiálise
Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível). O cateter é permanente e indolor, implantado por meio de uma pequena cirurgia no abdômen. A solução de diálise é infundida e permanece por um determinado tempo na cavidade peritoneal, e depois drenada.
A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).
A sobrevida média, segundo a literatura, é de 10 anos, mas sabemos que isso depende de muitos fatores, como serviço, atendimento, horas de diálise, etc.
Ocasionalmente, outra técnica (como hemofiltração ou hemoperfusão) é usada para filtrar o sangue temporariamente e fazer o que a diálise faria. Estas técnicas são mais frequentemente usadas se a diálise não puder ser feita, para remover as toxinas do corpo ou para remover grandes quantidades de líquido em algumas pessoas com lesão renal aguda.
Uma máquina de hemodiálise atende até seis pacientes por vez, com uma média de quase 1 mil tratamentos realizados anualmente por cada máquina no Brasil. Caso tenha dúvidas sobre o encaminhamento para realização da hemodiálise, entre em contato com a Fundação Pró Rim pelo telefone 08 ou pelo e-mail [email protected]
Assim, hemodiálise é um tipo de diálise em que se usa um equipamento específico para filtragem e devolução do sangue ao paciente, com menor quantidade de toxinas. A diálise é denominada como diálise peritoneal por muitos especialistas, para justamente minimizar os conflitos entre os termos diálise e hemodiálise.
Para que ocorra essa diálise é introduzido um cateter no abdômen do paciente. O SUS disponibiliza um aparelho para que os pacientes realizem o procedimento em casa, com o auxílio de alguém que o faça com cuidado e assepsia.
Quem possui um CNPJ MEI se aposentadoria pelo INSS?
Quais as funções da mucosa bucal?
Quem faz cirurgia de varizes pode subir escadas?
Como saber a ordem de pagamento de precatório?
Como é a morte por congelamento?
Quais são os ciclos do ensino fundamental?
Qual o tempo de vida de uma pessoa com câncer nos ossos?
Qual o nome do poliedro que possui 4 faces?
Como convencer o entrevistador que você é o melhor?
Qual o objetivo das 12 tribos?
Como saber se é uma estrela ou um planeta?
O que é preciso para fazer a carteira de trabalho?
Qual é o nome que significa noite?