Nela, chapas de aço são prensadas, repuxadas, cortadas, dobradas e furadas para formar a estrutura do veículo. A montagem da carroceria vem na sequência, quando as partes que formam o porta-malas, capôs e portas são unidas e soldadas.
Até hoje, a linha de montagem é considerada a maior inovação da indústria automobilística. Aperfeiçoada ao longo do século, várias inovações marcaram época e colaboraram para o aumento da eficiência da fabricação.
Pode ser influenciado pela demanda da Marca ou Modelo, filas de espera, lançamentos, veículos nacionalizados prontos, época do ano, recessos, greves, grade de produção, cor do veículo, etc.. Em geral, o tempo fica dentro da faixa de 30 à 90 dias, ou seja, um tempo médio de 45 dias.
Atualmente, quase todas as indústrias do mundo trabalham com linha de montagem e usam a tecnologia como auxiliar dos operários. É comum encontrar em meio aos funcionários braços mecânicos e computadores que executam certas tarefas.
dia 7 de outubro de 1913
Na fábrica de Highland Park (EUA), a linha de montagem, começou a se mover no dia 7 de outubro de 1913 e pela, primeira vez na história, os carros passavam na frente dos operários, que ficavam parados, ao contrário do que acontecia antes.
Produz os veículos: Nivus, Novo Polo, Virtus e linha Saveiro. Inaugurada em 12 de outubro de 1996, é localizada em São Carlos/SP e tem área total de 746 mil m² e 95 mil m² de área construída. Produz 70 modelos diferentes de motores.
“Na fábrica robôs aplicam a tinta de maneira automatizada, em um carroceria completamente limpa e na temperatura adequada (120º C a 130º C) para o processo de cura”, continua a PPG. “Em um processo de repintura o veículo já está montado, e não é possível aumentar a temperatura além dos 60º C para evitar danos.”
O prazo de espera para comprar um carro novo no Brasil é de 180 dias.
Até hoje, a linha de montagem é considerada a maior inovação da indústria automobilística. Aperfeiçoada ao longo do século, várias inovações marcaram época e colaboraram para o aumento da eficiência da fabricação. Henry Ford aplicou conceitos de padronização, métricas de produção e de controle logístico.
Linha de montagem de automóveis: principais fases. Numa linha de montagem de automóveis há uma série de fases, genericamente separadas na construção do corpo do veículo, a pintura e a montagem. Neste longo processo participam tanto meios robóticos como humanos.
Na montagem final, são inseridos todos os equipamentos internos e externos – cerca de 3.000 peças. Também se instalam os quadros de instrumentos, carpetes, estofamentos laterais, bancos, para-brisas e elementos elétricos. Os funcionários posicionam o motor e o escapamento. –Sattu / Fernando Pires/Quatro Rodas
Em Portugal, a indústria de produção ligada ao ramo automóvel desdobra-se em segmentos distintos, que funcionam de forma autónoma: a produção do chassis, por exemplo, e a produção de componentes e acessórios. No entanto, todos estes elementos se juntam na chamada linha de montagem de automóveis.
Como funciona aparelho de internet?
Como usar um selador de plástico?
Como é o processo de serigrafia?
Como sacar FGTS de empregos antigos?
Como é feito o pagamento do cheque especial?
Como funciona a montagem de uma exposição de arte?
O que acontece se eu comer apenas uma vez por dia?
Quanto custa uma franquia de contabilidade?
Quanto tempo demora para sacar dinheiro da conta judicial?
O que é uma organização religiosa?
Como saber se uma moeda de prata?
Como funciona a sociedade SCP?
Como sacar o auxílio antes da data?
Como funciona uma válvula solenoide pneumática 5-2?
O que é crédito de Jam no extrato do FGTS?
Qual o saldo bloqueado do FGTS para pagamento de pensão alimentícia?