As bombas de gás lacrimogêneo são estruturas de metal disparadas por armas lançadoras que, após explodir, liberam um gás basicamente composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS. ... O nariz libera coriza, a boca sofre irritação, a vítima baba e sente náuseas; se respirado, o gás provoca tosse e asfixia.
Quando inalado, o gás causa acessos de tosse que podem progredir até asfixia e aperto no peito. Em nossos olhos, uma dose a curta distância pode causar sangramento, rasgamento das córneas e possivelmente até mesmo danos traumáticos aos nervos.
Visto que o gás lacrimogêneo apresenta baixa toxidade, a irritação ou incapacidade sensorial desaparece cerca de 20 a 45 minutos depois que a pessoa deixa de estar exposta a esse gás. Assim, a melhor saída para acabar com os seus efeitos é afastar-se do local onde o gás se espalhou, respirar ar puro e manter a calma.
1928
O gás lacrimogênio mais comum, o CS (ortoclorobenzilideno malononitrilo; fórmula química: C10H5ClN2), ortoclorobenzilidene malononitrila), foi preparado pela primeira vez em 1928, por dois químicos americanos, Ben Corson e Roger Stoughton (as letras CS referem-se às iniciais dos seus nomes).
Descritas como “armamento de distração”, essas granadas são produzidas por um plástico que, ao explodir, se desintegra em estilhaços, emite um som muito alto e gera uma nuvem espessa. Por esta razão, sua explosão provoca pânico e desorientação entre as vítimas.
A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco.
A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. ... Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto.
Elas fazem parte dos chamados “armamentos de distração”, usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo.
O gás lacrimogêneo, a arma mais comum de uso nos protestos recentes, aparece na lista com cinco tipos diferentes de produtos: dois em forma de projéteis e três de granadas. Os projéteis “com carga múltipla de emissão lacrimogênea”, tem custo entre R$ 254,,38.
Bombas de gás lacrimogêneo são estruturas de metal disparadas por armas lançadoras que, após explodir, liberam um gás basicamente composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS.
Como posicionar o Ba-gua na casa?
Como posicionar o celular para fazer live no Instagram?
Como criar link de live no Instagram?
Como é feita a reanimação do Recém-nascido?
O que precisa para fazer um balancete?
Como iniciar um jogo de damas?
Quais são os dois números cuja soma é 5 e cujo produto e 50?
O que é o desenvolvimento de um artigo?
Como fazer um Saci de papel higiênico?
Tem aeroporto em Cabo de Santo Agostinho?
Como entrar Escola Preparatória de Cadetes do Exército?
Como fazer um balanço de corda?
Quanto tempo dura um curso de inspetor de Qualidade?
Como reiniciar um notebook Acer travado?
Como é que faz um balanço social?