As bombas de gás lacrimogêneo são estruturas de metal disparadas por armas lançadoras que, após explodir, liberam um gás basicamente composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS. ... O nariz libera coriza, a boca sofre irritação, a vítima baba e sente náuseas; se respirado, o gás provoca tosse e asfixia.
Quando inalado, o gás causa acessos de tosse que podem progredir até asfixia e aperto no peito. Em nossos olhos, uma dose a curta distância pode causar sangramento, rasgamento das córneas e possivelmente até mesmo danos traumáticos aos nervos.
Visto que o gás lacrimogêneo apresenta baixa toxidade, a irritação ou incapacidade sensorial desaparece cerca de 20 a 45 minutos depois que a pessoa deixa de estar exposta a esse gás. Assim, a melhor saída para acabar com os seus efeitos é afastar-se do local onde o gás se espalhou, respirar ar puro e manter a calma.
1928
O gás lacrimogênio mais comum, o CS (ortoclorobenzilideno malononitrilo; fórmula química: C10H5ClN2), ortoclorobenzilidene malononitrila), foi preparado pela primeira vez em 1928, por dois químicos americanos, Ben Corson e Roger Stoughton (as letras CS referem-se às iniciais dos seus nomes).
Descritas como “armamento de distração”, essas granadas são produzidas por um plástico que, ao explodir, se desintegra em estilhaços, emite um som muito alto e gera uma nuvem espessa. Por esta razão, sua explosão provoca pânico e desorientação entre as vítimas.
A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco.
A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. ... Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto.
Elas fazem parte dos chamados “armamentos de distração”, usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo.
O gás lacrimogêneo, a arma mais comum de uso nos protestos recentes, aparece na lista com cinco tipos diferentes de produtos: dois em forma de projéteis e três de granadas. Os projéteis “com carga múltipla de emissão lacrimogênea”, tem custo entre R$ 254,,38.
Bombas de gás lacrimogêneo são estruturas de metal disparadas por armas lançadoras que, após explodir, liberam um gás basicamente composto de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o chamado gás CS.
Como avisar o chefe que vai ao médico?
Como diminuir o tamanho do nariz naturalmente?
Qual o outro significado da palavra possuir?
Quantos dias de isolamento para pessoas Assintomaticas?
Quanto a ISO 9001 Quais são os seus principais objetivos?
O que é um gene alelo e não alelo?
Pode aumentar o valor do aluguel antes de vencer o contrato?
O que é convergência adaptativa de um exemplo?
Como Madara ganhou o mangekyou Sharingan eterno?
Quantas vezes hidratar o corpo por dia?
Qual o Estado que tem as praias mais lindas do Brasil?
O que é bom para colar plástico?
Qual foi o fim da Revolta da Chibata?
Quando vai sair o abono extra?
Como ver os dados cadastrais do CPF?