A função básica de um para-raios é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado a terra, o para-raio faz com que a descarga seja conduzida até o solo e não se espalhe para outras partes.
O para-raios funciona como uma proteção à rede elétrica e a equipamentos ligados a ela por utilizar a indução eletrostática (poder das pontas) para promover um caminho mais fácil a essas descargas elétricas do que ao atingir o dispositivo, de modo que percorrem os cabos até dissipar sua energia no solo.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
No entanto, é verdade que os carros são locais seguros para você se proteger de uma tempestade de raios. E vamos explicar o porquê. O campo elétrico dentro de um condutor em equilíbrio eletrostático é sempre nulo. ... Por isso, em dias de tempestade, evite conversíveis e mantenha o teto solar fechado.
As chuvas e o aumento de temperatura acima da média elevam as chances do surgimento de raios, que podem atingir diretamente a rede elétrica ou suas proximidades. Com isso também surgem os ventos fortes, que podem causar a queda de postes, rompimento de cabos, queda de árvores e galhos sob os cabos de energia.
Os raios produzem radiação nas mais variadas faixas do espectro eletromagnético, desde frequências ultrabaixas, passando pela luz visível até raios X e gama.
Para-raios são hastes metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço. Costumam ser posicionados em lugares elevados, como no alto dos edifícios, a fim de proteger-lhes dos possíveis danos causados por raios.
O objetivo do para-raios, entretanto, não é o de atrair os raios para si, mas o de oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar, de modo a produzir a menor quantidade de danos possível. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para-raios radioativo: foram usados no Brasil entre 19, quando foram proibidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), uma vez que sua eficácia não pôde ser comprovada, nada justificava o uso de fontes radioativas, como o radioisótopo amerício-241, que emite radiação alfa e gama.
O pára-raios foi uma invenção criada não para evitar os raios, pois esse é um fenômeno natural impossível de evitar, mas sim procurar um meio de desviá-los de qualquer possível alvo.
O que é sucessor e antecessor 3 ano?
Como ativar a tradução automática do Google no celular?
O que é preciso para trabalhar com Tecnologia?
Como traçar a melhor rota de viagem?
Como funciona o exame de urocultura?
Como traduzir Resident Evil 2 remake?
Como trabalhar em sala de aula com o conceito de território?
Como trabalhar tendo dois filhos pequenos?
Como faço para imprimir a fatura do Nubank?
Como fazer um projeto de vida para jovens?
Como colocar qualquer app em português?
Como trabalhar poesia com alunos do 4 ano?