O cortineiro de gesso, diferente da sanca de gesso, é utilizado para esconder o varão ou o trilho da cortina. Com ele, apenas o tecido fica aparente no ambiente, como se a cortina estivesse saindo do teto.
O cortineiro de gesso é feito a partir do forro de gesso do teto, fazendo as vezes de um bandô. Ele cria um ótimo acabamento junto às janelas, escondendo o trilho ou varões das cortinas. O resultado é bem leve e profissional.
Confira os três modelos de cortineiros de gesso para acrescentar na sua decoração.
15 centímetros
O ideal é que o cortineiro de gesso acompanhe o tamanho da janela e cortina. Sua profundidade deve ser de 15 centímetros em relação à parede e ao forro. Outro ponto fundamental é o espaçamento lateral, este deve ser de 10 a 20 centímetros da janela, de modo a permitir o encaixe do trilho.
Estes valores dependem de um projeto do local e quantidades. Cortineiro costa em torno de R$ 60,00 o metro linear.
O ideal é que ele acompanhe o tamanho da janela e da cortina. No caso do modelo embutido, é preciso que o espaço entre o cortineiro e a janela seja de 15 a 20 centímetros, de modo a permitir que uma mão alcance o trilho da cortina na hora da instalação e manutenção.
Há dois tipos de cortineiro: o sobreposto — colocado na parte interna do forro da cortina — e o embutido, que instalado no teto pode receber iluminação. A vantagem do cortineiro embutido iluminado é que ele agrega os benefícios do tipo sobreposto, porém, com mais beleza e conforto visual.
Quais as medidas ideais do CORTINEIRO ? NO GERAL 15CM É O SUFICIENTE , PORÉM ALGUNS MODELOS PEDEM UM ESPAÇO AINDA MAIOR, TALVEZ 20CM, Recomenda-se que o cortineiro seja de 15 a 20cm maior que a janela ou porta para ambos os lados .
O ideal é que ele acompanhe o tamanho da janela e da cortina. No caso do modelo embutido, é preciso que o espaço entre o cortineiro e a janela seja de 15 a 20 centímetros, de modo a permitir que uma mão alcance o trilho da cortina na hora da instalação e manutenção.
Outra dica importante na hora de planejar o seu cortineiro é se atentar para as medidas dele. É recomendado deixar um espaço de cerca de 15 centímetros de profundidade para que a cortina não fique com aparência de amassada, especialmente aquelas com duas ou três camadas de pano ou as que são produzidas com tecido grosso.
O ambiente é composto por duas cortinas separadas e para isso a ideia foi de usar a peça que fica rente ao gesso para esconder o trilho. E para manter a harmonia entre os cortineiros, foi criada uma espécie de moldura rente ao teto para interligar as duas cortinas.
É indicado um espaço de 15 a 20 centímetros de profundidade entre o cortineiro e a janela para que a cortina não fique amassada – ainda mais se você optar por uma que tenha mais do que uma camada.
E para manter a harmonia entre os cortineiros, foi criada uma espécie de moldura rente ao teto para interligar as duas cortinas. A moldura que esconde os trilhos da cortina também pode ser utilizada em diferentes ambientes, como este projeto onde o item foi colocado no quarto.
Sou viúvo posso casar com minha cunhada?
Quais são os principais autores?
Como é feita a partilha de bens imóveis?
Qual a ordem dos sustenidos e bemóis?
Quais os tipos de reação de biotransformação?
Quem ganha Homem de Ferro ou Hulk?
Quanto à discricionariedade e vinculação do ato administrativo é correto que?
Qual o melhor horário para ir a Maragogi?
Quais os melhores exercícios para memória?
Pode comer queijo mussarela na dieta?
O que a Bíblia diz sobre as pedras?
Como ocorre a dependência de medicamentos?
Quem está com sintomas de Covid pode tomar ibuprofeno?
O que a pessoa deprimida sente e como é o pensamento dela?
O que pode ser feito na Airfryer?