Basicamente, a tecnologia Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas mesmo se abastecido com etanol em proporções acima de 85%. O conceito do sistema consiste em aquecer o etanol na própria galeria de combustível, antes de se ser injetado.
Sempre alguém diz que só usa gasolina no carro e pergunta se pode deixar o tanque de partida a frio vazio por causa disso. A resposta é não.
Consiste num segundo tanque – de menor capacidade – com gasolina. Assim, em situações em que a temperatura não favorece o uso de etanol, o sistema injeta um pouco de gasolina durante a partida a fim de que o motor não tenha dificuldades para ligar.
Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.
Para não ter surpresas, é importante abastecer o tanque de partida a frio com frequência. Em especial nos dias mais frios, que é quando esse sistema mais trabalha.
20 curiosidades que você vai gostar
Se o carro só roda com gasolina, não é necessário abastecer o tanquinho. É melhor deixá-lo seco, porque, se o combustível permanece por muito tempo dentro do reservatório, acaba ficando velho, vira um piche, e pode causar danos ao sistema.
A gasolina aditivada também acaba sendo melhor para o abastecimento do tanquinho de partida a frio – que é abastecido com gasolina, esta utilizada para ajudar o carro abastecido com etanol a dar partida em dias com temperaturas mais baixas.
Prazo de validade nos postos de combustíveis
Na prática, é da seguinte forma: a cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais, se estiver protegida de luz e do calor. Ou seja, bem estocada, a gasolina comum pode resistir até seis meses nos reservatórios dos postos de combustíveis.
Hiromori aponta que, nos dias mais frios, em temperatura ambiente abaixo de 17° C, ocorre a condensação do etanol. Isso dificulta a partida do motor. "A gasolina possui frações mais leves, o que facilita a vaporização e partida do motor.
Porém, a BR Distribuidora recomenda que a gasolina Podium deve ser utilizada em um período de até seis meses. Já a comum e a aditivada tornam-se impróprias apenas após três meses, aproximadamente.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… ... Porque essa gasolina não vai interferir no comportamento do motor.
A evaporação da gasolina acontece no momento em que o bico da bomba é retirado do tanque do veículo. ... Hoje, a gasolina que adquirimos em postos são na realidade uma mistura, 27% de etanol e 73% de gasolina. Na medida em que essa proporção de etanol aumenta, a perda de gasolina é reduzida”, complementa.
“Não estraga não. O que degrada o combustível é o calor e a ação direta de raios solares e isso acontece mais quando o carro fica exposto ao sol. Mas mesmo assim um ou dois meses é muito pouco pra surtir algum efeito”, explica Rafael Serralvo, engenheiro mecânico especialista em motores a combustão.
Nos motores Flex, todo o tratamento de revestimento das peças que ficam em contato com o combustível foi dimensionado para o etanol hidratado, que em comparação à gasolina tem maior impacto quanto à oxidação.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. ... A gasolina é a mesma nos três casos (produzida nas refinarias da Petrobrás), varia apenas o aditivo detergente-dispersante, porém o resultado é o mesmo.
Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
Ela é indicada para carros antigos e, especialmente, para aqueles que possuem carburador no lugar da injeção eletrônica. Para esses veículos, uma grande vantagem em receber a gasolina aditivada está nos anticorrosivos que ela possui.
A gasolina aditivada se mostra a melhor opção para dirigir dentro das cidades, visto que o veículo tende a ficar parado muito tempo no trânsito, o “detergente” presente no combustível se encarrega de limpar bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão.
É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.
A Honda recomenda o uso de gasolina comum em todas as suas motocicletas, uma vez que desenvolve os motores e homologa suas motos para rodar com a gasolina comum, sem aditivo. ... Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável.
Enquanto a gasolina comum possui 87 de IAD (Índice Antidetonante), a podium da Petrobrás garante uma octanagem de 95 IAD. ... Ou seja, quanto maior for a octanagem, mais fácil será para o carro atingir um desempenho próximo do seu máximo. A gasolina podium também apresenta um baixo teor de enxofre, de 30 mg/kg.
Porque que 1 kilobyte é igual a 1024 bytes?
Quais foram as varinhas de Harry Potter?
Como e quando surgiu o jornal?
Quando foi usado pela primeira vez o fogo olímpico?
Qual a renda mínima para tirar o visto americano?
Qual o valor da multa por excesso de passageiros?
O que é Sinestesia e exemplos?
O que é uma lauda segundo a ABNT?
Quais as principais características do Orfismo?
Qual a diferença do registro de pressão para o registro de gaveta?
Qual é a lei de direito de imagem?
Qual a porcentagem de hemoglobina S na anemia falciforme?
Quais os sintomas da gastrite inflamada?
Qual a importância do feedback positivo?
Quais são os processos manuais de usinagem?
Quais são as principais atividades econômicas da região Norte?