Funciona como um empréstimo feito para que as companhias consigam realizar os seus planos. Assim, as Debêntures são valores mobiliários que representam a dívida de médio ou longo prazo da companhia. Logo, quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela empresa emissora.
Na prática, é fácil entender o modelo proposto com as debêntures. O investidor empresta o seu dinheiro a uma empresa. Em troca, recebe esse montante corrigido no resgate da aplicação, bem como os rendimentos atrelados, de acordo com os termos estipulados no momento da compra.
Lembre-se de que quanto maior a nota, menor a possibilidade de quebra. Além da rentabilidade bruta, as melhores debêntures deste ano também possuem ganho real atrativo. Para o cálculo, basta subtrair o retorno bruto da inflação do período, por exemplo, com uma taxa de 10% e o IPCA em 2,85%, o ganho real será de 7,15%.
Resgate antecipado Também chamado de call option, ao contrário da amortização, a companhia emissora paga integralmente o valor nominal de algumas debêntures, não afetando todas as debêntures de uma série. Esse resgate pode ser facultativo ou programado.
Outra maneira de se referir às debêntures simples é como “não conversíveis”. Significa que elas não preveem a possibilidade de serem convertidas em ações. Quem investe nelas será remunerado sempre com juros sobre o principal, de acordo com as condições oferecidas na oferta.
Ao investir em debêntures, o investidor empresta o seu dinheiro para a empresa que emitiu o título de dívida e o recebe de volta com um rendimento pelo tempo investido. As debêntures se diferenciam das ações, que são emitidas para atrair capital de investidores que queiram participar da sociedade como acionistas.
Essa é uma diferença fundamental entre as debêntures e as ações – que, é verdade, também são definidas genericamente como títulos emitidos por uma empresa. Só que enquanto as debêntures são papéis de dívida, as ações representam frações do capital de uma empresa.
Outra diferença entre ações e debêntures está no prazo do investimento. As debêntures têm uma data de vencimento definida – normalmente, de pelo menos dois anos, podendo chegar a cinco ou dez anos. Isso não existe nas ações, que podem ser mantidas pelo investidor por quanto tempo quiser, se desfazendo delas no momento que parecer mais conveniente.
Como montar a grade no site da Estácio?
Como ver o histórico de preço de um produto?
Como montar uma fechadura de embutir?
Como ligar central de cerca elétrica Intelbras?
Como usar a corrente interferencial?
Como utilizar o aparelho de medir glicose?
Como gerenciar um pequeno mercado?
Quais impostos incidem sobre gratificação?
Como usar antigo visualizador de imagens?
Como aprender a gostar de alimentos saudáveis?
Para que serve o aparelho Perina?
Como usar aparelho de glicose G-Tech Free?
Como usar o aparelho de medir glicemia Accu-chek?
Como fritura e me da diarreia?