Para entender o que é onboarding, podemos começar pelo termo. Traduzido significa “a bordo” ou “embarcar”. Trata-se, portanto, de um processo de integração de novos membros em uma empresa. Deste modo, o novo colaborador fica familiarizado com a missão e os valores da empresa de forma mais eficiente.
Como fazer o onboarding de novos funcionários?
Dicas para estruturar o onboarding online
Como fazer o onboarding dos novos funcionários?
Na rotina das empresas o onboarding no RH é o processo de integração pelo qual todos os recém-contratados deveriam fazer parte. Por meio dele, a empresa apresenta a organização ao novo funcionário para familiarizá-lo com a sua cultura, valores e rotinas.
A palavra Onboarding, na língua inglesa, pode ser traduzida como “embarcando”. Trata-se de uma série de processos pelo quais os novos colaboradores passam ao serem admitidos por uma organização, a fim de promover a socialização deste novo colaborador com os processos, procedimentos e a cultura organizacional.
O onboarding tem o poder de garantir a retenção de talentos, engajamento e produtividade já no primeiro mês de trabalho. De acordo com uma pesquisa da Glassdoor publicada em 2020 na Sapling, um processo de onboarding eficiente pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.
O onboarding digital é o processo de integração de novos funcionários feito remotamente. Uma estratégia ideal para situações como a pandemia do novo coronavírus ou qualquer outra que empresa e profissionais estejam distantes.
Não há interação se não houver comunicação, por isso invista em ferramentas de comunicação que facilitem esse processo. Mesmo em meio a uma pandemia é possível fazer encontros on-line, você somente dependerá de boas ferramentas para isso.
O processo de onboarding tem a função de educar e expor aos novos contratados quais são os objetivos da organização, bem como sua missão, visão, valores e metas. Para que o profissional esteja alinhado à sua meta individual, é importante que ele se reúna com a liderança.
O onboarding vai desde o processo de contratação até o momento que o funcionário esteja acomodado na nova função. O primeiro dia de trabalho é uma pequena indicação do quão bem-sucedido está sendo o seu processo de onboarding.
Comece com um manual de onboarding: Envie um e-mail ou mensagem de Slack para toda a organização, apresentando o novo colega. Você pode pedir ao novo contratado que responda a algumas perguntas divertidas sobre si mesmo para tornar o processo de acolhimento mais agradável.
Apresentações sobre o produto/serviço e sobre a cultura em formato de vídeo também podem ajudar no onboarding. Assim, novos funcionários também conseguem rever facilmente os conteúdos, tornando essa memorização mais tranquila. Além disso, o treinamento de novos funcionários pode ser otimizado pela tecnologia.
Veja alguns exemplos de planos/ checklists de onboarding: Tire toda a documentação irritante do caminho – isso dá aos Recursos Humanos mais tempo para fazer o processamento. Dessa forma, o primeiro dia fica livre para mais contato humano – uma experiência mais positiva para todos os envolvidos.
Como identificar uma pessoa com desvio de caráter?
Quanto rende 20 reais no Picpay?
Qual o exercício para engrossar as pernas mais rápido?
O que significa sonhar com macaco atacando?
Qual capítulo carol termina com fernando?
Palavras que rimam com abandona?
Quando surgiu o desquite no brasil?
Como se escreve a palavra descansaria?
Como se escreve a palavra sacrificial?
Como e quando surgiu o movimento ambientalista?
Qual é o significado da palavra abandonei?
Cinefilia significado em portugues?
Qual areia usar para concreto?