O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
O som é uma forma de energia causada por vibração; combinando com o ritmo, resulta em música. As vibrações passam para a atmosfera sob a forma de propagação ondulatória quando então o ouvido humano torna-se capaz de captá-las, resta o cérebro para fazer a interpretação para dar sentido.
O que uma fonte sonora faz é comprimir a massa de ar, ou de água, que estiver mais próxima em um volume menor. Aí o meio reage: ele expande novamente e se choca com as moléculas mais próximas, que, em seguida, repetem o processo. É esse “estica-e-puxa” que faz o som caminhar.
O som é uma onda mecânica, e por isso não pode se propagar no vácuo. Ou seja, a propagação do som ocorre somente nos meios materiais. No nosso cotidiano é mais comum presenciar o som se propagando no ar, mas nada impede que existam ondas sonoras nos líquidos e nos sólidos.
45 curiosidades que você vai gostar
O som e os seus ouvidos
Quando as vibrações de uma onda sonora penetram no ouvido, o tímpano e um conjunto de pequenos ossos presentes no ouvido (os famosos martelo, bigorna e estribo) amplificam essas vibrações.
Trata-se de um tipo de onda mecânica, longitudinal e tridimensional, sendo um dos principais tipos de ondas presentes em nosso cotidiano. O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções.
Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.
TODOS OS SONS QUE SÃO PRODUZIDOS PELA NATUREZA DAMOS O NOME DE SONS NATURAIS, COMO É O CASO DA CHUVA, DA TROVOADA, DO RUÍDO DO MAR A BATER NAS ROCHAS OU NA AREIA, DO RUÍDO DA ÁGUA DOS RIBEIROS A CORRER POR ENTRE AS PEDRAS, DOS SONS PRODUZIDOS PELOS ANIMAIS OU DO RUÍDO DO VENTO.
O ar é o principal veículo do som, que se propaga com uma velocidade de cerca de 340 m por segundo (em temperatura normal). O som não se propaga no vácuo. As ondas sonoras audíveis são produzidas por vibração de cordas, vibração de colunas de ar ou vibração de discos e membranas.
Como as ondas sonoras viajam através do canal auditivo, estes fazem o tímpano e os ossos minúsculos vibrar. Depois, os nervos existentes no ouvido interno transformam essas vibrações em impulsos elétricos para o cérebro. O cérebro pode, então, identificar esses sons como fala, música, ruído, e muito mais.
O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).
Sons naturais: produzidos pela natureza. Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente. Ex: Som de uma folha de papel, som de uma porta abrindo, som de um lápis escrevendo, SOM DE UMA ANIMAL BATENDO A PATA...
É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.
O nosso ouvido percebe duas espécies de sons quanto à sua emissão: Sons Naturais - emitidos pela natureza (trovões, ventos, etc...) Sons Produzidos - voz ou instrumentos, que serão objeto do nosso estudo. Os sons produzidos podem ser: sons musicais e sons não musicais.
Os três elementos básicos da músicaPodemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. ... A melodia é uma sequência de notas musicais. ... Quando dois ou mais sons são reproduzidos simultaneamente, produzindo um acorde, são chamados de harmonia.
As características ou atributos do som
Os sons são causados pelas vibrações. Tudo o que vibra gera ondas sonoras. Um som apresenta as seguintes características: altura, intensidade, duração e timbre. INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos.
Fontes Sonoras
Qualquer corpo elástico capaz de vibrar pode produzir um som e nesse caso, recebe o nome de fonte sonora, alguns exemplos são o diafragma de alto-falante e o diapasão.
O som musical, em geral, é aquele que se apresenta de forma agradável aos nossos ouvidos, cuja onda sonora apresenta certa regularidade. Instrumentos musicais são dispositivos que produzem esse tipo de som.
Som e luz são ondas que se propagam com velocidades bastante diferentes. A velocidade das ondas depende exclusivamente do meio em que elas se encontram. Alguns aviões conseguem ultrapassar a velocidade do som. Quando isso ocorre, ouvimos um grande estrondo, precedido da formação de uma onda de choque.
O som torna-se o elo comunicante do mundo material com o espiritual e invisível. Daí o uso mágico do som em diversas culturas”. ... Existe uma enorme variedade de sons que nos rodeiam, desde os sons da natureza aos sons dos animais, e à sonoridade dos instrumentos musicais.
Tímpano entra em ação. Assim que as ondas sonoras entram no canal auditivo, elas vibram a membrana timpânica, comumente chamada de tímpano. O tímpano é um pedaço de pele fina, em forma de cone, com aproximadamente 10 milímetros de largura. Fica entre o canal auditivo e o ouvido médio.
Na nossa ignorância, achamos que estamos escutando no ouvido por causa da sensação auditiva, mas na verdade é o cérebro que está projetando a sensação do som no ouvido, por meio do nervo auditivo que sai da cóclea. O som entra pela orelha, passa no duto auditivo, tímpano, martelo, bigorna e por fim chega à cóclea.
O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.
OS SONS DA NATUREZA.TROVÃO.CHUVA.ONDAS DO MAR.VENTO.
Como se chama o lugar em que o Sol aparece nas primeiras horas do dia?
Quais são os músculos da cintura?
Qual é o movimento de rotação e translação da Terra?
Como é chamado o ponto onde o Sol pode ser visto no final da tarde?
Como pagar a conta de luz no cartão de crédito?
Qual o nome do médico especialista em ossos?
Como se chama o movimento do Sol?
Como montar a festa da Mulher Maravilha?
Qual é o médico que trata do pulmão?
Como se chama o médico especialista em reprodução humana?
O que fazer antes de usar a panela de ferro pela primeira vez?
Porque tenho medo do desconhecido?
Como é o nome do marido da Taís Araújo?
O que não fazer antes da cirurgia plástica?