Como funciona o ciclo na refrigeração industrial? Primeiramente, o fluido refrigerante entra no compressor no estado de vapor, que é comprimido e sai superaquecido. Esse vapor, com alta pressão e temperatura, é direcionado ao condensador, que nada mais é que um trocador de calor.
Ao ramo de atividades que desenvolve cuidados e manutenções em equipamentos industriais como câmaras de ar, em sistemas de resfriamento e sistemas de troca de calor, dá-se o nome de refrigeração industrial.
É o caso do ar condicionado, por exemplo, no qual o usuário consegue comandar a temperatura e ajustar de acordo com a sua necessidade, por meio de um controle remoto. Já na refrigeração, o que ocorre é a redução da temperatura, mas não há, por si só, essa obtenção de uma temperatura ideal conforme o desejo do usuário.
Na climatização, o principal equipamento é o ar-condicionado. Já na refrigeração, são utilizados diversos sistemas, como o evaporador, condensador, dispositivo de expansão e compressor. Tudo isso funciona com a circulação de fluído refrigerado e faz com que seja retirado calor do ambiente.
Refrigeração é todo processo em que há remoção do calor, de modo que a temperatura fique menor que a do ambiente. Quando se remove calor até que a temperatura se iguale a do ambiente, o processo chama-se resfriamento.
Como vimos o processo de refrigeração industrial é composto por quatro fases que são o compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão, mas para entendermos melhor como cada um funciona é necessário mencionar detalhadamente o que ocorre em cada etapa.
Existem três sistemas principais de refrigeração: os sistemas por absorção, os sistemas por efeitos termoelétricos e os sistemas por compressão a vapor. Os sistemas por compressão a vapor são os mais amplamente utilizados. Em especial, nas instalações industriais para processamento e armazenagem de alimentos e em
A refrigeração é definida como qualquer processo que vise transferir continuamente a energia térmica de uma região de baixa temperatura para uma de maior temperatura. Na indústria de alimentos, os sistemas frigoríficos visam fornecer as temperaturas necessárias ao processamento e estocagem dos produtos.
A inclusão do “R”, como 4ª sigla: HVAC-R ou AVAC-R, diz respeito à função de Refrigeração. Desta forma a sigla se torna um pouco maior, e o sistema mais amplo e completo. Entender o que cada uma das siglas significa separadamente, sem dúvida ajuda a compreende um pouco mais as funções do sistema como um todo, veja:
Quanto maior o desvio padrão maior a variabilidade?
Quais foram os primeiros seres autótrofos?
Quanto tempo para o juiz liberar depósito judicial?
O que é importunação ao pudor?
Qual a importância da análise de alimento para a nutrição dos animais?
Como se faz cápsulas de remédio?
O que fazer quando o colchão afunda?
Como deveriam ser as calçadas?
Pode usar água da torneira pra fazer café?
Como Jesus chamou seus discípulos?
Quais são as práticas culturais?
Como os moluscos respiram debaixo d'água?
O que é avaliado na entrevista?