Ouça em voz altaPausarO sistema utiliza um módulo eletrônico próprio ou separado (funciona como uma função do controle de estabilidade), que atua nas pinças dos freios das rodas traseiras por meio de um sistema eletro-hidráulico, no lugar do método hidráulico ou mecânico do freio de estacionamento convencional.
Ouça em voz altaPausarProvavelmente você já sabe o que acontece quando a alavanca do freio de estacionamento – ou freio de mão – é puxada com o carro em movimentoNão sabe? A gente conta. As rodas do eixo traseiro vão travar e o carro irá rodar no próprio eixo seguindo a direção do volante. É o princípio do cavalo de pau.
Ouça em voz altaPausarEm todos os casos, sua função principal é a impedir que o veículo se movimente quando estacionado. Para isso, ao ser acionado, o freio puxa um cabo de aço que pressiona as lonas do freio traseiro, travando as rodas completamente.
Ouça em voz altaPausarConserto de freio no mecânico Se você levar seu veículo ao mecânico, esteja preparado para pagar qualquer valor entre R$300 e R$2000 por um conserto de freio. Isso dependerá das condições das pastilhas, dos rotores e das linhas de freio, bem como o custo da mão de obra da equipe de serviço.
Ouça em voz altaPausarA resposta é não! “Como o freio de estacionamento eletrônico é parte do ABS, o veículo também não deverá derrapar lateralmente, como ocorreria ao puxar a alavanca mecânica do freio de estacionamento”, afirma Satkunas.
Ouça em voz altaPausarHá possibilidade de derrapagem e até de capotamento dependendo da velocidade empregada e da via. Puxar o freio de mão quando se está muito rápido também afeta o sistema de frenagem e desgasta muito os pneus traseiros.
Ouça em voz altaPausarO freio de estacionamento (ou travão de estacionamento, ou freio de mão, ou travão de mão) é um sistema de frenagem para veículos automotores, que, na maioria dos modelos, é accionado por uma alavanca manual.
Ouça em voz altaPausarÉ importante que você tenha a máxima atenção de como está o freio de mão. Quando entrar no carro, antes de dar a partida, pise no freio motor e destrave o de estacionamento. Quando chegar em algum lugar, antes mesmo de desligar o motor, puxe o freio de mão para o carro não andar.
Ou seja, se o freio estiver acionado, só é possível soltá-lo com corrente elétrica disponível. Se a bateria pifa, o motorista não movimenta o carro pois o freio elétrico só destrava o carro com a troca da bateria por outra carregada ou com auxílio externo de uma outra, para carregar a do carro (a famosa “chupeta”).
O freio de mão elétrico também pode ser usado em caso de emergência, como uma falha no sistema principal. Neste caso, o botão de acionamento deve ser puxado e segurado para que o sistema entre em ação. Em alguns modelos, o freio elétrico, em situação de emergência, só atua sobre as rodas traseiras.
O freio de mão (ou freio de estacionamento) sempre foi acionado pelo motorista por uma alavanca ou pedal. Mas o freio elétrico é acionado de duas maneiras. Ele trava o carro automaticamente quando o motorista desliga o motor. E o destrava quando se liga o carro e o coloca em movimento.
O que é bom contra Seraphine lol?
Como fazer citação de uma decisão judicial?
Como acessar os artigos da CAPES?
Como pesquisar Jurisprudência de forma eficaz?
Como substituir células vazias no Excel?
Como surgiram as primeiras civilizações da história?
Como surgiu os conjuntos numéricos?
Qual a origem dos olhos verdes?
Quais são os primeiros movimentos sociais?
Qual o papel do governo na condução da economia?
Quais são as funções dos três poderes que governam o Brasil?
Como jogar mouse e teclado Xbox?
Quanto tempo o Lipless faz efeito?
Como saber as melhores hashtag do dia?
O que significa a sigla IDH é como o IDH paranaense se demonstra?