O Simples Nacional é um regime tributário que basicamente oferece uma tributação simplificada paga através de boletos mensais. Criado por uma Lei Complementar, esse regime está em vigor desde 2007, simplificando a apuração de valores de empresas com a emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Você tem três opções:
Basta acessar o sistema PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual) dentro do site do Simples Nacional, digitar o CNPJ, clicar em “Emitir guia de Pagamento (DAS)”, escolher o ano-calendário e, depois, o mês de apuração. Para as microempresas e empresas de pequeno porte, a guia também é emitida pelo portal do Simples Nacional.
O objetivo é simplificar a tributação, oferecendo alíquotas menores, com valores fixos ou que aumentam baseadas no faturamento da empresa. Dessa forma, o DAS Simples Nacional beneficia quem é MEI (Microempreendedor Individual); ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). Quais impostos fazem parte desse documento?
O seu contador deve saber o código de acesso do Simples Nacional da sua empresa, com ele é possível ter acesso à emissão da primeira ou segunda via do DAS, envio de declarações, consultar DAS emitidos, pagos, ou pendente de pagamento. Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.