Ao longo das 24 horas do dia, o movimento da Terra em torno do sol orienta o funcionamento do nosso organismo. Ou seja, a luz do dia e da noite rege os nossos ciclos biológicos, como, por exemplo: a hora de dormir e acordar. Esse período diário é conhecido como Ciclo circadiano.
É por meio do relógio biológico que ocorre a adequação da variação de temperatura corporal, da pressão arterial, da secreção hormonal, da frequência cardíaca. O hipotálamo anterior é a região que controla os ritmos biológicos ou ciclos circadianos, que dura em torno de 24 horas e 18 minutos.
Sono desregulado? Como acertar o seu relógio biológico
Definir e seguir horários para as refeições também ajuda a colocar o organismo no ritmo certo. Isso porque a alimentação é outro dos estímulos que controla o relógio biológico. Se você atacar a geladeira às duas da manhã, o estômago e o fígado vão entender que essa é a “hora de refeição” e não a “hora de dormir”.
Relógio biológico é a denominação dada a todo e qualquer processo periódico atrelado a um ser vivo ou a um grupo destes que, dotado de um período razoavelmente preciso, faz-se de forma bem sincronizada com um relógio físico tradicional.
O teste do cronotipo é um teste para você entender melhor o seu relógio biológico. O resultado se baseia em alguns animais: lobo, urso, leão e golfinho. Pelo que eu pesquisei, esse teste foi criado por um médico americano chamado Michael Breus, conhecido como “Doutor Sono”. Você pode fazer o teste aqui (em português).
Como funciona o relógio biológico? Cada pessoa possui um ritmo que determina suas funções fisiológicas e também suas mudanças comportamentais. É perceptível que ao longo de um dia, temos alterações significativas no sono, assim como na energia e disposição para realizar as atividades.
Outro fator relacionado às alterações no ritmo do organismo é o envelhecimento. Alguns estudos mostraram que o relógio biológico acelera nos primeiros anos de vida, possuindo um pico aos 20 anos e, depois, este vai reduzindo a velocidade com o passar dos anos.
Contudo, é importante que você tenha em mente que os ciclos do Relógio Biológico podem variar. Isso porque, vários fatores podem influenciar no funcionamento desse mecanismo. Por exemplo, os fatores genéticos podem determinar se você tem mais disposição durante o dia ou a noite, mesmo nós sendo animais naturalmente diurnos.
O termo “relógio biológico” foi apresentado pela primeira vez no final da década de 40 por um cientista alemão chamado de Gustav Kramer e que iniciou seus trabalhos com o estudo da migração de aves. Neste estudo, ele argumentava sobre a necessidade de uma entidade fisiológica para contar o tempo, ou seja, um relógio biológico.
Como os contrastes são classificados?
Como saber o quanto de crédito eu tenho Vivo?
Como surgiu a festa junina de Campina Grande?
Como saber o tipo do meu certificado digital?
Como podemos considerar uma paisagem cultural?
Qual é o foco de estudo da biomecânica?
Quais as moedas de escudo mais valiosas?
Como podemos classificar as lutas explique e dê exemplos de cada grupo?
Como saber o valor de uma nota antiga?
Como podemos classificar os triângulos obtidos de acordo com os ângulos?
Como saber o tempo de bloqueio do Facebook?
Como é corrigido o depósito recursal?
Como saber de que ano é o meu notebook?
Como saber o valor do inventário?
Quais são os ritos religiosos que existem?
Como escolher o tom da base Ruby Rose?
Como saber o número do Bilhete Único pelo CPF?
Como verificar certidão de antecedentes criminais pela internet?
Como podemos caracterizar a metodologia das ciências humanas *?