Programa Saúde da Família (PSF) Os médicos devem atender a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população.
A unidade de Saúde da Família nada mais é que uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção.
A partir da promulgação da Constituição Federal em 1988, foram definidas como diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a universalização, a eqüidade, a integralidade, a descentralização, a hierarquização e a participação da comunidade.
A atenção básica visa à melhoria da qualidade de vida da população e promoção à saúde coletiva principalmente, o acompanhamento de doenças crônicas, como doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão, hanseníase, tuberculose e doenças pulmonares.
A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.
A atuação dos profissionais de saúde da família vai muito além de fornecer consultas e um atendimento protocolar. Cabe à junta multidisciplinar, também, a realização de campanhas de prevenção, ações de promoção e recuperação de agravos, além da reabilitação de doenças frequentes na região.
O Estratégia de Saúde da Família conta com uma equipe de trabalho multidisciplinar que atua em uma região geograficamente delimitada, com um número máximo de pacientes (4 mil). O ideal é que a média fique em torno de 3 mil atendimentos por equipe. Mas é claro que isso depende de outros fatores, como o grau de vulnerabilidade.
Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.
Considerando as especificidades locais, os municípios podem optar entre dois arranjos organizacionais para equipes de Saúde da Família, além dos existentes para o restante do País: II. Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF).
Quando a luz da reserva pisca?
Como usar claritromicina 250mg?
Quando a criança tem a letra feia?
Como saber se a empresa é verdadeira ou falsa?
Qual o Hokage mais forte de todos os tempos?
Como cuidar da planta gérbera?
Onde doar tampinhas plásticas?
Como funciona o mutirão da catarata?
Como calcular a rentabilidade de um investimento CDI?
Pode comer o fruto da figueira brava?
Em que ano foi criado o Dia do Professor?
O que é o bem-estar subjetivo?
Quanto rende 1.000 000 na poupança?
Qual o valor do adicional de sobreaviso?
Em que EP de Boruto a Himawari desperta o Byakugan?