A Política Nacional de Planejamento Familiar criada pelo governo federal, em 2007, prevê a distribuição gratuita de preservativos – que no Distrito Federal estão disponíveis em todas as unidades básicas da rede pública de saúde – e a venda de anticoncepcionais a preços reduzidos na Farmácia Popular.
Em outras palavras, planejamento familiar é dar à família o direito de ter quantos filhos quiser, no momento que lhe for mais conveniente, com toda a assistência necessária para garantir isso integralmente.
Nessa trajetória, os resultados foram organizados nas temáticas: significado do planejamento familiar dado por mulheres em idade fértil; interações de mulheres em idade fértil em um serviço de planejamento familiar; e participação masculina no planejamento conforme significado dado por mulheres.
Constatou-se que o significado de planejamento familiar para essas mulheres está relacionado a evitar filhos e com valores pertinentes às suas realidades cultural, econômica e social. A assistência é recebida de forma isolada, não priorizando as necessidades da mulher, sem cunho educativo e emancipatório.
O planejamento é importante para preparar o casal ou a família para o ciclo de mudanças na estrutura familiar e garantir decisões adequadas à sua saúde.
Qual a chance de cura de câncer de útero?
Pode passar massa corrida direto na parede rebocada?
Quanto tempo demora para o útero voltar ao tamanho normal?
Como medir Caixonete de porta?
O que os americanos comem no dia de Ação de Graças?
Como é a educação inclusiva no Brasil?
Como eliminar ferro do organismo?
Como transferir o dinheiro do mercado pago para outra conta?
Como atender uma segunda chamada no celular?
O que é avaliação somativa interna?
Qual é o objetivo de uma unidade de Alimentação e nutrição UAN )?
Por que os homens amam as mulheres poderosas?
Qual é a melhor vitamina para o corpo?
O que fazer em caso de extravasamento de quimioterapia?