Para os demais quimioterápicos: no local onde ocorreu o extravasamento do quimioterápico deverá ser aplicada compressa com água fria, por 15 minutos, de 3 a 4vezes ao dia, durante 48 horas subseqüentes ao evento ocorrido avaliando resposta do paciente.
A área do derramamento, após identificação e restrição de acesso, deve ser limitada com compressas absorventes. Os pós devem ser recolhidos com compressas absorventes umedecidas. Os líquidos devem ser recolhidos com compressas absorventes secas. A área deve ser limpa com água e sabão em abundância.
Quanto às condutas diante do extravasamento, todos referiram "interromper a infusão" como uma conduta, sendo citadas, ainda, "aplicação de compressas"(67%), "manter agulha no local/aspirar droga"(56%).
A fim de prevenir o extravasamento, o enfermeiro deve oferecer treinamento adequado para sua equipe, sistematizar a assistência, ou seja, planejar o cuidado de forma individualizada, gerenciar os fatores de risco do paciente, definir os diagnósticos de enfermagem e respectivamente as intervenções.
Para tratar as complicações: usar compressas mornas, frias, compressas com bicarbonato de sódio, retirar o acesso, pomadas antiinflamatórias, papaína e enfaixamento local.
24 curiosidades que você vai gostar
Introdução: O extravasamento é caracterizado como a infiltração da solução fora do vaso sanguíneo, afetando o tecido circundante. Os sintomas iniciais incluem: sensação de queimação, relato de dor, inchaço, sensibilidade ao toque, pele fria na área onde a solução penetrou.
A artéria leva sangue para a extremidade e caso seja aplicado algo nela, pode causar isquemia, falta de sangue, dor na mão e até a perda do membro”, disse Arêas Marques.
Para prevenir o extravasamento, os cuidados aos pacientes são realizados por enfermeiras treinadas e habilitadas, adesão aos protocolos totalmente padronizados, utilização de cateter intravenoso periférico de Vialon, análise rigorosa das condições do acesso venoso periférico de acordo com o tipo de droga a ser ...
Cuidados de enfermagem na aplicação por via intravesical
Fazer mudança de decúbito de 15 em 15 minutos. Orientar que a quimioterapia deverá ficar retida por maior tempo possível. Drenar o quimioterápico e retirar a sonda ▪ Assegurar técnica asséptica. Orientar e assistir o cliente com relação aos efeitos colaterais.
No cuidado específico com CVC, a higienização das mãos deverá ser realizada antes e após tocar o sítio de inserção do cateter, bem como antes e após a inserção, remoção, manipulação ou troca de curativo. É importante ressaltar que o uso de luvas não substitui a necessidade de higiene das mãos 20.
O extravasamento de quimioterapia antine- oplásica é definido como o escape de drogas quimioterápicas do vaso sanguíneo para os tecidos circunjacentes e seus efeitos tóxicos locais variam po- dendo causar dor, necrose tissular ou descamação do tecido3.
A exposição do profissional pode ocorrer em qualquer momento durante o manuseio da quimioterapia, seja no preparo, na administração ou no descarte. Segundo Moysés et al (2011), os índices de extravasamento e derramamento notificados são uns dos principais indicadores de qualidade de um serviço de oncologia clínica.
Os quimioterápicos vesicantes são aqueles que provocam irritação severa, com formação de vesículas e destruição tecidual quando extravasados. Os quimioterápicos irritantes provocam reação cutânea menos intensa, dor e queimação, sem necrose tecidual ou formação de vesículas.
Kit de derramamento:
Avental impermeável; 02 luvas de procedimento; • Máscara facial de carvão ativado; • Óculos com proteção lateral; • 02 compressas absorventes; • Sabão neutro; • 01 saco identificado como lixo tóxico; • Formulário com registro de acidente.
Sabidamente, os frascos vazios de quimioterapia antineoplásica, os frascos de soros, equipos, gazes, algodão e luvas contaminados por ela devem ser descartados em sacos plásticos de 9 µ e depositados em recipientes identificados como material tóxico.
O que fazer nesse caso? Procure uma drogaria ou unidade básica de saúde e solicite que façam o descarte correto para você. No caso da quimioterapia, entregue-a no mesmo local onde fez a retirada.
Cuidados de enfermagem ao paciente em uso de quimioterapia...Colher sangue para exames laboratoriais;Avaliar dosagens séricas de eletrólitos, ureia, creatinina, clearance de creatinina, magnésio;Pesar paciente diariamente;Calcular superfície corporal do paciente e conferir dose prescrita do quimioterápico.
Existem cuidados especiais para o paciente em tratamento de quimioterapia?lavar o braço com água e sabão;mergulhar o braço em água gelada durante 20 minutos, várias vezes ao dia, até que desapareça a vermelhidão;manter o braço elevado o maior tempo possível.
Os cuidados com a higiene, alimentação e transporte são fundamentais para evitar problemas durante o tratamento. Manter a limpeza do ambiente, do leito e o cuidado nas trocas de roupas, no banho e no preparo dos alimentos deve ser rotina para evitar infecções e complicações.
Cuidados Especiais:
Se o extravasamento ocorreu por acesso central, verificar se há depósito de líquido próximo ao reservatório dos cateteres totalmente implantados ou na região de saída de cateteres tunelizados. Tentar aspiração da droga presente no local.
O extravasamento pode ser descrito como escape acidental da droga ou solução do vaso sanguíneo para os tecidos adjacentes, que pode ocasionar danos teciduais, inclusive necrose e sequelas muitas vezes limitantes( 7.
Tratamento. O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido.
Caso o soro fisiológico não seja utilizado de forma correta, pode ocorrer febre, infecção no ponto de injeção, trombose venosa ou flebite (inflamação) no local de injeção, extravasamento e hipervolemia (sobrecarga de líquido).
A diferenciação está no tipo de medicamento, o extravasamento é a administração inadvertida no espaço extravascular de medicamento vesicante e a infiltração é a administração inadvertida no espaço extravascular dos demais tipos de medicamentos inclusive os irritantes.
A lesão pode causar paralisia ou dormência permanentes da perna no lado onde a aplicação foi feita. A lesão do nervo é a complicação mais comum após a injeção intramuscular. O nervo ciático é o nervo mais frequentemente afetado.
Quantas gramas tem 1 xícara de óleo?
Como saber se o prazo e em dias úteis ou corridos?
Quem toma remédio para tireoide pode tomar pantoprazol?
Por que Snape virou um Comensal da Morte?
Como ocorre o processo de anaerobiose?
Quanto tempo para proferir sentença trabalhista?
Quais são os efeitos dos atos administrativos?
Quanto tem de dinheiro esquecido no Banco Central?
Onde pagar taxa do visto americano?
Como se escreve 1 bilhão em números?
Quem deve ficar com os documentos do falecido?
Que tipo de adubo colocar na pata de elefante?
Qual o objetivo do ensaio Pressiométrico?
Quais são os sintomas do delírio?
Qual o inseto mais sujo do mundo?
Como faço para saber quantas parcelas de empréstimo devo ao Banco do Brasil?