Nesse processo de compreensão e interpretação de leitura dos textos escritos estão envolvidos vários fatores como: processo neurofisiológico que seria: ao ler um texto os olhos apreendem os signos por pacotes sendo normal pular algumas palavras sem que perca o sentido, tem o processo cognitivo que é o conhecimento ...
Os fatores relativos ao leitor tem sido os mais estuda- dos. Dentre esses fatores destacam-se: o levantamento e uso de estratégias adequadas, fatores psicológicos como a inte-ligência, o interesse e a atitude em relação à leitura.
A compreensão envolve o reconhecimento de palavras, locuções e orações, associados à capacidade de evocar os objetos, atos e relações que aquelas palavras, locuções e orações representam. Nas tarefas de assinalar ou apontar figura com base na palavra ouvida, exige-se reconhecimento. ...
Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Estratégias de Leitura
Estes fatores podem ser divididos em emocionais, físicos e intelectuais. No entanto, muitas vezes, o último fator tende a ser considerado como fundamental, porém é certo que os de ordem psicológica e ambiental também podem ser as causas do sucesso ou fracasso do leitor.
Os principais fatores de dificuldade leitora e de escrita são a resistência à escrita, o problema de defasagens oriundas das etapas iniciais, a indisponibilidade de livros na biblioteca, o tipo de escola em que cursaram as etapas anteriores, a falta de hábito de escrever e, o tempo que dedicam à leitura.
A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de leitura. A leitura não é apenas decodificar símbolos lingüísticos, mas sim, interpretar e compreender o sentido do texto.
No que respeita ao Grupo II, as correlações ocorreram entre a Leitura e o processo de Planificação e Processamento Simultâneo. Estes resultados, não só estão de acordo com a Teoria PASS, como nos mostram que a avaliação e o trabalho desenvolvido em crianças com dificuldades na leitura devem ir além do treino de habilidades fonológicas.
Conclui-se, portanto, que a leitura está relacionada com seus diversos processos e estratégias assim como, a relação com os sentidos emocional, sensorial, racional e também com o processo sensorial e mental. A leitura envolve o leitor numa relação de transmissão de conhecimentos e formulação de questionamentos.
A análise de dados se baseou na seleção de livros e foi utilizado como palavra chave estratégia de leitura. As estratégias na leitura são utilizadas por meio do processamento do texto em diferentes níveis de conhecimento do leitor.
Como saber se o número é cubo perfeito?
Para que serve o documento de despacho?
Quanto tempo leva um processo concluso para sentença?
Como clicar com o botão direito do mouse com o teclado?
Como diferenciar direitos de garantias individuais?
Quais são os tipos de depreciação?
Qual a bitola do fio para 20A?
Por que a empatia é tão importante nas relações humanas?
Quantas sessões de Reiki se podem fazer?
O que estudar para o concurso público do TJ?
Tem como processar o advogado?
Como selecionar várias linhas ao mesmo tempo?
Qual a história de Violet Evergarden?
É crime usar distintivo policial?
O que pode substituir pomada de assadura?