O sangue do diabo é uma solução que contém fenolftaleína e amoníaco. Nesse meio básico, a fenolftaleína fica vermelha, mas quando o amoníaco evapora, ela fica incolor. Apesar desse experimento ser conhecido por um nome bem assustador – sangue do diabo –, na verdade, ele não se trata de nada sobrenatural.
– 1 colher (de açúcar) de fenolftaleína. Misture a fenolftaleína com o álcool, mexendo bem. Depois jogue esse líquido na água, mexa novamente e acrescente amoníaco. O líquido se tornará vermelho, pois a fenolftaleína muda de cor na presença de alguma substância básica (no caso, o amoníaco).
Assim, após o borrifamento do sangue do diabo sobre uma superfície qualquer, a amônia abandona rapidamente a mistura, pois evapora. Devido à saída da amônia, a alcalinidade da solução diminui. Com isso, a fenolftaleína torna-se incolor, o que acarreta o desaparecimento da mancha de sangue do diabo.
Sangue do Diabo
Existem alguns produtos químicos capazes de identificar se uma mancha é sangue ou não é. Um desses produtos é chamado fenolftaleína, um indicador de pH. Ela reage quando em contato com substâncias de caráter básico – como o sangue, que é ligeiramente básico – e fica com uma cor rosa.
Aqui está o que você precisa para fazer sua própria tinta azul ou vermelha que desaparece:
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. ... Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio.
A) Preparar a fenolftaleína: Com o auxílio do bastão de vidro, triture o comprimido lacto purga no béquer. Acrescente 20 ml de água e agite. Filtre o sistema, recolhendo a solução resultante em um erlenmeyer.
A reação consiste em uma hidrólise alcalina, separando o grupo prostético da globina. Mecanismos imunológicos: são reações envolvendo anticorpos contra componentes moleculares do sangue humano. Neste caso, o resultado positivo não apenas confirma a presença de sangue, como atesta que o sangue é de origem humana.
No sangue do diabo, há os seguintes componentes: Hidróxido de amônio; Fenolftaleína; Álcool etílico; Água. O hidróxido de amônio é uma base instável em meio aquoso. Dessa maneira, quando é adicionado à água, essa substância se transforma em amônia e água. [1]
Foi batizada de “Sangue do diabo” por fazer parte de uma brincadeira maldosa: se você atirar a solução sobre tecido branco vai provocar uma mancha vermelha. Por esta propriedade o “Sangue do diabo” pode ser lançado sobre pessoas e as assustarem em razão da suposição de suas roupas terem sido danificadas, o que não é verdade, veja por quê:
Apesar desse experimento ser conhecido por um nome bem assustador – sangue do diabo –, na verdade, ele não se trata de nada sobrenatural. Ele é chamado assim porque antigamente era muito comum, principalmente no carnaval, que algumas pessoas jogassem nas roupas de outras um líquido avermelhado.
Qual a potência em Watts do ar condicionado?
Qual a melhor agulha para caneta de insulina?
O que acontece se usar uma bateria com amperagem maior?
Qual é a segunda igreja mais velha do Brasil?
Qual é o meio de comunicação mais popular atualmente 2021?
Como ensinar seu filho a estudar sozinho?
Quantas colheres de farinha da 100 gramas?
Quanto tempo deixar o TropicalDerm na tatuagem?
Quando os pais são o positivo?
O que é semiologia em enfermagem?
Qual a vantagem de aprender italiano?
Que método pode ser utilizado para se implantar uma teoria de enfermagem na prática?
Qual a diferença entre micro e macro?