O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.
Para começar, basta seguir os passos abaixo:
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo. ... Em virtude desta função, o diagrama de Ishikawa também pode ser denominado como diagrama de causa e efeito.
Kaoru Ishikawa
O que é: Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
Frequentemente, o efeito de um processo constitui um problema a ser solucionado e então o Diagrama de Causa e Efeito é utilizado para resumir as possíveis causas do problema. O Diagrama de Causa e Efeito também é chamado de Diagrama de Espinha de Peixe, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Influência ou Diagrama dos 4P.
Também é conhecida como diagrama de causa e efeito ou como diagrama espinha de peixe, já que a representação visual parece, de fato, a espinha de um peixe, como veremos adiante. Trata-se de uma ferramenta criada na década de 1940 pelo engenheiro japonês Kaoru Ishikawa - daí vem o nome.
Você pode usar a espinha de peixe na sua startup para entender os fatores que determinam os resultados que você deseja obter, e para analisar as causas de problemas a serem evitados. A espinha de peixe tem sua divisão baseada em causas primárias, que podem ser elas, os 6 M’s, ou 4 P’s, entre outras.
As espinhas principais representam as causas primárias (macro-causas) do problema e as ramificações dessas espinhas representam as causas secundárias ou oriundas de processos anteriores. A ideia é que, no final da espinha, chegamos às microcausas reais e específicas do que está causando aquele efeito.
Trata-se de uma ferramenta criada na década de 1940 pelo engenheiro japonês Kaoru Ishikawa - daí vem o nome. A ideia dele era criar um método para identificar as causas principais dos problemas para que a empresa não desperdiçasse soluções em causas secundárias.
O que significa BRCA1 positivo?
O que fazer se a chamada recebida não aparece na tela do celular?
Qual o valor do quadro da Mona Lisa?
O que é a segregação de resíduos?
O que estudar para passar no concurso da Polícia Federal?
Qual é o preço da telha galvalume?
Pode usar gasolina aditivada sempre?
Como o Gavião Arqueiro ficou surdo?
Como não deixar o merengue com cheiro de ovo?
Como saber se tenho empréstimo no INSS?
Por que o fogo precisa de oxigênio?
Tem que pagar para ter conta no PayPal?
Como fazer cola em bastão em casa?
Quantos átomos por célula unitária?
O que fazer quando a planilha está muito lenta?
Quando se aplica a prescrição da pretensão punitiva em abstrato?