Caso uma das partes exerça o direito de rescisão de acordo com as cláusulas contratuais. ... Mas, cuidado: a parte que pede pela rescisão deve ter como provar que foi prejudicada e pode pedir pelo cancelamento do contrato. É possível, nesses casos, informar a outra parte através de uma notificação de cancelamento.
7 dias
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Hoje, cancelar um contrato é uma prática mais comum do que se imagina. Assim, o consumidor tem total liberdade para se desfazer de uma compra ou da contratação de um serviço, sem que precise ficar vinculado para sempre àquela contratação.
Como regra básica, para cancelar um contrato, o consumidor deve fazê-lo, preferencialmente, por escrito com cópia protocolada. Se optar por telefone, anote data, horário, nome do atendente, número do protocolo de atendimento e solicite que lhe enviem um comprovante da rescisão contratual.
Ao alugar um imóvel é necessário documentar a negociação por meio de um contrato, e uma das cláusulas se refere a multa de rescisão de contrato de aluguel. O contrato deve ser, de preferência, escrito, e o inquilino deve ler atentamente todas as suas cláusulas.
Assim reza o Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Para isso, deve-se apresentar uma notificação com antecedência por escrito. A maioria dos acordos também permite que o contrato seja cancelado por qualquer outro motivo. Desde que se cumpra o envio de notificação por escrito e o pagamento integral até a data de rescisão.
A EDP opera como fornecedora de energia em Portugal Continental, estando presente no mercado livre desde 2006. Apesar de atrair anualmente novos clientes, muitos não estão satisfeitos com a empresa e estão no direito de cancelar o contrato com a EDP. Precisa de apoio sobre o cancelamento do seu contrato de energia?
Dica: Antes de rescindir um contrato, certifique-se de que você realmente tenha o direito de fazer isto e em que circunstâncias. Também se recomenda documentar os motivos que levaram você a esta conclusão e buscar aconselhamento jurídico se considerar necessário.
O artigo 599 do Código Civil estabelece que “não havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbítrio, mediante prévio aviso, pode resolver o contrato”.
Qual o significado das bactérias patogênicas?
Como escolher uma profissão resumo?
Quanto tempo de gravidez começa dar enjôo?
Quando a empresa pode dar advertência ao funcionário?
Quem é o personagem mais forte de Jujutsu Kaisen?
Qual a área de medicina veterinária?
O que são ácidos graxos essenciais?
O que estimula a produção de leite?
Quanto tempo bebe começa a andar?
O que é casamento tradicional?
Qual o certo Auta ou alta hospitalar?