O caminhão betoneira possui um balão acoplado e neste há chapas helicoidais internas para auxiliar a realização da mistura e do despejo do concreto. Para obter-se o concreto usinado e alcançar a homogeneidade ideal, as chapas giram no sentido horário e levam todos os componentes até o fundo do balão.
A NBR 7212, para execução de concreto dosado em central, estipula o tempo máximo de transporte da central até a obra em 90 min, bem como o tempo máximo para que o concreto seja descarregado (aplicado) completamente em 150 min.
No mercado, as betoneiras mais comercializadas comportam entre 3 litros. Nelas, o traço de concreto pode chegar até 1 saco de cimento a cada mistura.
Os caminhões-betoneira são veículos responsáveis não apenas pelo transporte do concreto até a obra, mas por toda a mistura e homogeneização dos materiais.
2,5 horas
Porém, uma das informações mais importante é a hora de saída do caminhão da usina, pois o concreto usinado possui prazo de validade: de modo geral, o concreto mais utilizado no Brasil possui prazo de d1e vencimento médio de 150 minutos (2,5 horas), que até pode ser estendido com o uso de aditivos.
A NBR 7212:2012 (ABNT, 2012), estipula o tempo máximo para a entrega e lançamento total do concreto em 150 minutos; porém, na prática por vários fatores como logística, congestionamento, problemas com caminhão, entre outros, o tempo limite pode ser extrapolado.
Há alguns tipos de caminhão betoneira no mercado que diferem entre si pelo volume de concreto que conseguem produzir e transportar, o mais tradicional é o caminhão com capacidade para 8m³, outros modelos tem capacidade variando entre 5m³ a 10m³.
No Brasil, a maioria deles transporta até 8 m³ de concreto. Outros chegam a 10 m³, e os especiais têm capacidade de transporte de até 20 m³. “Detalhe importante é que o caminhão betoneira convencional deve ser carregado com, no mínimo, 3 m³ de concreto.
O surgimento do caminhão betoneira proporcionou uma mudança muito grande na forma como construímos, pois, passou a ser possível a fabricação e transporte de milhares de metros cúbicos de concreto em um único dia. As estruturas de concreto passaram a ser feitas com material mais homogêneo e de alta qualidade.
Dados provenientes de diversas associações estimam que há mais de 12 mil caminhões betoneira em uso no Brasil, produzindo milhões de metros cúbicos de concreto anualmente.
Um dos modelos mais comuns, a betoneira semi-fixa apresenta as mesmas características que uma betoneira fixa, com a exceção de que possui rodinhas. Assim, a máquina pode ser removida e transportada para outros pontos da obra. A betoneira automática é aquela que possui esteiras rolantes e, como já diz o seu nome, automáticas.
A betoneira móvel é transportada por um caminhão, acoplada através de um sistema movido por uma correia de ação unida a um motor. Também existem outros modelos de máquinas para preparar concreto com capacidade para 150 litros, 200 litros, 250 litros, 320 litros, 400 litros e 600 litros.
Quanto tempo demora para baixar dívida ativa IPVA RS?
O que aconteceu no dia de Pentecoste?
Qual é o melhor impermeabilizante para Telhado?
Qual a prática da Igreja Católica?
Como ocorre a secreção de HCl ácido clorídrico pelas células parietais no estômago?
Qual a melhor resolução Full HD ou 4K?
Por que São Paulo é o principal estado na indústria nacional?
O que levar na mala de viagem lista praia?
Quais são os exemplos de migrações pendulares?
Quem eram os negros malês que habitavam em Salvador?
Como funciona o sistema de rank do Rocket League?
Como usar o Instagram para divulgar seu negócio?
Quais os 9 tipos de personalidade?
Qual é a moeda oficial de Israel?
Qual o peso de um caminhão vazio?