Um arco reflexo é a via de transmissão que um reflexo nervoso segue, como o reflexo patelar. ... Uma pancada suave no joelho estimula os receptores sensitivos, criando um sinal nervoso. O sinal viaja ao longo de um nervo até a medula espinhal.
Quando o tendão do músculo da coxa, inserido na patela, um osso do joelho, é estimulado pelo martelo, a distensão estimula receptores nele presentes que geram um impulso nervoso transmitido por um neurônio sensitivo a um neurônio motor e deste para o músculo, que se contrai, e o paciente dá um “chute no ar” – é o ato ...
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna de um recém nascido ao se fazer cócegas em seus pés.
Arco Reflexo
Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso. O impulso nervoso segue pelo neurônio sensorial até a substância cinzenta da medula espinhal, onde ocorrem sinapses com neurônios associativos e, em seguida, com os motores.
Arco Reflexo
Participam do arco reflexo o receptor, o neurônio sensitivo, os neurônios internunciais, o neurônio motor e o efetor, que é o músculo. Já nos referimos aos receptores e efetores; consideraremos agora os neurônios sensitivos com suas conexões internunciais e os neurônios motores periféricos.
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente. O reflexo patelar é um ótimo exemplo de resposta rápida e involuntária.
Isto é chamado de arco reflexo simples e abaixo veremos os três principais tipos de arcos reflexos. O reflexo de estiramento ocorre em nível muscular e pra que ele ocorra é importante salientarmos uma estrutura enrolada profundamente nas fibras musculares da região central do músculo.
No caso dos reflexos complexos temos diversos músculos respondendo a um estimulo, tal como exemplo, a deglutição e o ato de coçar. Nos reflexo simples, os componentes são menores e geralmente a resposta é obtida em um único órgão efetor, como por exemplo, no reflexo de estiramento, onde um único músculo é recrutado.
Entretanto, existem alguns atos reflexos mais complexos e que envolvem uma rota muito mais complicada. No nosso exemplo anterior, em que uma pessoa tirou o dedo após tocar em uma agulha, três tipos de neurônios atuaram no ato reflexo.
Como se preparar para um teste de proficiência?
Como prevenir doença de Crohn?
Quais medidas podemos tomar para evitar doenças causadas por bactérias como a causadora da cólera?
Como é realizado no Brasil o controle fitossanitário?
O que é a linguagem cartográfica?
Como funciona uma caneta mouse?
Como escolher quem aparece no feed do Instagram?
Quais outras reações os óxidos estão envolvidos?
Como mudar o nome que aparece quando envia E-mail?
Como usar a fita métrica para medir o corpo?
Como alterar o nome de um grupo no SharePoint?
Como prevenir o aparecimento de lesões esportivas?
Como voltar o eixo do AutoCAD?
Como faço para mudar o plano do meu Oi Fixo?