O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção.
O aparelho suga o ar do ambiente e o conduz por um evaporador, onde o ar entra em contato com o gás refrigerante em estado líquido. Com isso, o ar-condicionado resfria o ar quente do ambiente e o devolve numa temperatura mais amena.
Isso acontece por causa da forma como o ar-condicionado refrigera. Depois de sugar o ar do ambiente, ocorrem trocas de calor dentro do aparelho, e a umidade condensa (passa do estado gasoso para o líquido). Por isso, o ar-condicionado pinga na parte externa.
Se é necessário ar frio, o ar é circulado através da superfície de uma serpentina de resfriamento; se é necessário aquecê-lo, é circulado através de uma câmara de combustão, resistência elétrica ou serpentina de aquecimento. Finalmente é absorvido pelo ventilador o qual circula-o sendo desta forma completado o ciclo.
Como funciona? O ar condicionado splitão conta com sistema de refrigeração dividido em dois blocos: uma unidade interna, também chamada de evaporadora, e uma ou mais unidades externas, conhecida como condensadora.
Sem contar que o ar-condicionado muito gelado pode causar secura na garganta, tosses, espirros e problemas nas vias aéreas. Já se estiver muito quente, ele dá aquela moleza no corpo, desmaios por reduzir a pressão arterial e também mal-estar.
Em contato com a serpentina gelada, o ar se resfria e volta para a sala (B) 2. Ao absorver o calor do ar, o R-22 muda de estado dentro da serpentina e vira gás, entrando depois num compressor elétrico. Essa peça, que produz o barulho do ar-condicionado, comprime o R-22 até que, sob alta pressão, ele vire um gás quente, a 52 ºC
A substância mais utilizada é o Clorodifluorometan, mais facilmente chamado R-22, uma mistura de carbono, cloro e flúor. Quando o ar condicionado está funcionando, o ar quente presente no cômodo é sugado por uma ventoinha e entra na evaporadora onde fica em contato com o R-22, que se encontra a circular em estado líquido a 7º de temperatura.
Antes de fazer a sua compra é muito importante dimensionar o ar condicionado com uma calculadora de BTUs para garantir que você tenha o aparelho mais adequado de acordo com o lugar que quer refrigerar. Dica: utilize a calculadora da Dufrio para descobrir quantos BTUs seu aparelho deve ter para climatizar bem o ambiente!
Qual ar condicionado vale mais a pena? Agora que você já sabe como calcular os gastos do ar condicionado, fica mais fácil decidir o modelo ideal para você, não é mesmo? Analise suas necessidades de consumo, faça o cálculo que sugerimos e saiba direitinho quanto você vai gastar antes de adquirir seu aparelho.
Quais baladas os famosos frequentam em SP?
Qual a diferença entre motor de indução e universal?
Quanto tempo o corpo demora para se adaptar?
Porque All Might cospe sangue?
Como colocar o nome do casal no perfil do Facebook?
Quais são os livros mais lidos em 2021?
O que é uma organização informal?
O que é uma questão prejudicial devolutiva e não devolutiva?
Qual o efeito colateral do Systane?
Quanto tempo cumprir em regime fechado?
Quando a força normal aumenta?
O que é CPRB Simples Nacional?
Quem usa ácido pode usar vitamina C?
Quais são os efeitos do manitol?